Artigo empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOTURISMO EM PARINTINS: UMA ALTENATIVA ECONÔMICA E SUAS PARTICULARIDADES


ADILSON TRINDADE*
DEIDIVAN A. DA SILVA **
KÉRISSON***
TAIRO RAFAEL****




RESUMO:



















* Acadêmico do Curso de Administração em Gestão Organizacional – UFAM
E-mail:

**Acadêmico do Curso de Administração em Gestão Organizacional – UFAM,
E-mail: deydvan@gmail.com; deydvand3@hotmail.com

***Acadêmico doCurso de Administração em Gestão Organizacional – UFAM
E-mail:

****Acadêmico do Curso de Administração em Gestão Organizacional – UFAM
E-mail:
INTRODUÇÃO


O surgimento do Ecoturismo no Brasil vem como uma proposta de contemplação e conservação à natureza. Os debates sobre a necessidade de conservação do meio ambiente por meio de técnicas sustentáveis atingem a atividade turística e inserem umanova maneira de vivenciar e usufruir as paisagens rurais, as áreas florestadas, as regiões costeiras, entre outros ecossistemas que são vistos como possíveis para um modelo de turismo mais responsável. O turismo massivo é debatido como o agressor da paisagem natural e cultural.


O Brasil, sendo um dos países com maior biodiversidade, qualificado por suas riquezas naturais como a Amazônia,Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Zona Costeira e Marítima e seus diversos ecossistemas, apresenta um cenário rico para esse segmento. Tal cenário proporciona novos recursos que possibilitam o desenvolvimento de várias práticas turísticas, explicitando aptidão especial para o Ecoturismo. Esse segmento pode oferecer experiências enriquecedoras e contribui para a conservação dosecossistemas, ao mesmo tempo em que estabelece uma situação de ganhos para todos os interessados: se a base de recursos é protegida, os benefícios econômicos associados ao seu uso serão sustentáveis. Incorpora os recursos naturais ao mercado turístico, ampliando as oportunidades de gerar postos de trabalho, receitas, impostos e inclusão social e, acima de tudo, promover a proteção desse imensurávelpatrimônio natural.


Considerando os aspectos peculiares que o caracterizam e lhe conferem, o Ecoturismo exige referenciais teóricos e práticos e suporte legal que orientem processos e ações para seu desenvolvimento, sob os princípios da sustentabilidade. E com base nesses preceitos, este estudo tem como finalidade discutir as características da prática do ecoturismo na cidade de Parintins eidentificar uma alternativa economicamente viável para a população local, promovendo desenvolvimento sem depredar a natureza. E fundamenta-se nas hipóteses de que não há investimentos em Ecoturismo em Parintins e também que há um desentendimento de conceito entre Ecoturismo e turismo de Natureza pelas pessoas que desenvolvem essas atividades.






METODOLOGIA

Como método de abordagem enfatiza-se oMétodo Dialético, que para Lakatos, 1991; é um método de investigação dos fenômenos em constante mudança, os quais ocorrem inerentemente a partir das ações recíprocas e contraditórias entre a natureza e a sociedade.

Neste método oferece o suporte e o direcionamento para esta pesquisa, buscando informação acerca do problema, viabilizando a esta uma resposta ou hipótese. A dialética neste sentidovem colaborar para o processo de formação do conhecimento problematizando-o, haja visto que este se encontra em constantes mudanças, onde não a nada acabado,ao contrario todo tempo em transformação ,uma vez que o fim de um processo é sempre o inicio do outro pois,tudo se cria,tudo se desfaz.

Inicia-se pela analise critica do problema pesquisado, colocando a torna sua caracterização e ocontextualizando, para uma melhor investigação e entendimento. Necessita-se então de perguntas e respostas que sirva de analise em busca de uma verdade, Segundo Oliveira, (2002, p 67):



A dialética se desenvolve como sendo um método de pesquisa que busca a verdade, por meio da formação adequado de perguntas e respostas até atingir o ponto crítico do que é falso e do que é...
tracking img