Artigo electra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE UNICENTRO
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS

ELECTRA

Trabalho a ser apresentado a professora Raquel Terezinha Rodrigues, da disciplina de Teoria Literária para avaliação de obtenção de nota parcial do 1º semestre. Realizado pela graduando Cheila Fernanda Torteli

GUARAPUAVA
2011

ELECTRA - EURÍPEDES“Electra é possivelmente uma das peças de Eurípides onde melhor se evidencia o espírito inovador de um poietes sophos que alterou em profundidade as estruturas de um gênero que o antecedia de um século.”(...) (BRASETE, Maria Fernanda -2003 pag.:01)
http://www2.dlc.ua.pt/classicos/Estrutura.pdf;

“A vingança dos filhos de Agamêmnon foi um dos temas mítico-lendários excurrentes no conjunto daprodução literária dos três poetas trágicos gregos“, assim define Maria Fernanda Basete, a tragédia de Eurípedes intitulada “Electra”. Segundo o autor, em Electra, Eurípides retomou um episódio mítico que Ésquilo havia dramatizado, anteriormente, nas Coéforas, mas atribuindo à filha de Agamêmnon o papel de protagonista, tal como acontecia na peça homônima de Sófocles. Dada a impossibilidade dedeterminar a sequência cronológica das duas Electras, a sofocliana e a euridipiana, não podemos hoje determinar o tipo de influência que uma versão exerceu sobre a outra.

Nas peças euripidianas os deuses não possuem a mesma relevância observada em seus antecessores. Existe uma consciente retirada do sagrado em relação aos mitos e a saída de cena dos deuses enquanto elementos determinantes do que deveacontecer, ou seja, da condição de manipuladores da vida e do destino dos homens, marca maior da literatura grega no período homérico.” (SILVA, Clóvis Luiz; - 27/09/2006 pag. 02)
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/250681

Segundo a autora Maria Fernanda Brasete, Eurípides procurou, logo a partir do prólogo, que o foco visual incidisse na figura da protagonista, estando elapresente em cena ou não. Um cenário heróico não se coadunava mais com a imagem de uma ex-princesa alienada do oikos e da polis, indignamente casada com um homem do campo, compelida a realizar tarefas indignas da sua eugeneia, frustrada como filha e mulher, porque impotente para vingar a morte do seu pai e obrigada a viver um casamento anômalo. Esta reconfiguração da situação dramática criava umarelação dialética entre o passado heróico e o presente atual.
Electra é uma peça com uma ação complexa, em que ao tema central da e subsequente libertação da princesa proscrita. Por outro lado, a estruturação vingança familiar se subordinava um outro, o do regresso do príncipe legítimo formal do prólogo enquadrava-se harmonicamente na composição cênica, visto que contribuía para uma melhorexposição da situação preliminar do drama, em que se atualizava a história de dois irmãos coagidos a viverem separados desde muito jovens.

Na Electra de Eurípides o matricídio torna-se, indiscutivelmente, o evento trágico determinante da estrutura da peça e isso refletirá na construção da intriga, na caracterização das personagens e no papel atribuído ao coro.” (BRASETE, Maria Fernanda -2003 pag.:01)http://www2.dlc.ua.pt/classicos/Estrutura.pdf

Em um breve resumo a tragédia narra a história do rei Agamêmnon vai para a guerra em Tróia e deixa sua esposa (Clitemnestra) e seus dois filhos (Electra e Orestes). Agamêmnon fica na guerra durante dez anos e quando volta, sua mulher e o amante Egisto planejam a sua morte. Quando Agamêmnon é assassinado, Clitemnestra e Egisto resolvem separarseus filhos temendo futuramente uma vingança, então Orestes é mandado para longe do reino e Electra fica no palácio ate o momento em que eles decidissem o que fazer com ela.
Egisto, então resolve dar a mão de Electra em casamento para um lavrador o qual ele imaginava que estaria livre de uma vingança da menina, pois, se ela se casasse com o mesmo e tivesse filhos este não poderia ser de...
tracking img