Artigo dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldade de aprendizagem: Fator que contribui para o fracasso escolar

Danúbia Silva
Eliane Moreira
Tereza Cristina

RESUMO
Este artigo tem o objetivo de elucidar o que caracteriza a dificuldade de aprendizagem, considerando que esta deficiência é um fator vulnerável no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado do individuo. Percebe-se que a dificuldade de aprendizagemocorre devida á vários fatores como biológicos (erros no desenvolvimento cerebral, neuroquímicos, hereditariedade) Sociais e emocionais (família, relacionamentos socioculturais e econômicos) e os sintomas quase sempre estão ligados a linguagem escrita, oral, corporal, etc. Compreende-se que esta dificuldade em geral não esta dentro da criança, mas sim nas relações métodos entre a criança e oconhecimento ou entre a criança aqueles que ensinam,cita-se também alguns estudos e pesquisa sobre esta deficiência mostrando que o retardo mental algo diferença da dificuldade de aprendizagem. O trabalho destaca a dificuldade de aprendizagem na concepção de autores e teóricos como Gomes, Smith e stirck, Fernandez e outros, considerados relevantes para a realização desse artigo, que busca analisar ediscutir este problema. Desta forma conclui-se que a realização desta pesquisa e de grande importância, pois nos permite compreender as necessidades de avanços na área da educação para buscar soluções que amenizem as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas séries inicias.

Palavras Chave: Dificuldade de aprendizagem. Educação. Criança. Importância



INTRODUÇÃO
Considerando que a dificuldade.A geralmente só e detectada quando a criança chega a escola, a família e o professor tem que estar atentos e preparados para observar se estas dificuldades são momentâneas ou se persistirem por algum tempo, ou se esta associadas a preguiça, cansaço, sono, tristeza e etc. considerando fatores que também dificultam o aprendizagem.
As dificuldades de aprendizagem podem surgir de vários fatoresorgânicos e emocionais e sócios. As crianças são diagnosticadas como portadores de alguma dificuldade de aprendizagem quando não consegue realizar suas tarefas em sala de aula, mas não é o insucesso na aprendizagem de uma determinada matéria ou conteúdo que caracteriza esta deficiência, mas sim todo um contexto que envolve os paradigmas do desenvolvimento pessoal do sujeito.
Desta forma adificuldade de aprendizagem torna-se o principal fator do elevado nível de retenção e vazão e fracasso escolar, pois esta se apresenta principalmente no desenvolvimento da leitura e da escrita. No período escolar encontram-se crianças com vários problemas de aprendizagem, e necessário clarificar que as dificuldades de aprendizagem, não acontece de maneira isolada, mas abrange uma serie de fatores queinviabilizam a assimilação, retenção das informações recebidas.
Este estudo possui uma grande importância na compreensão da capacidade humana em se desenvolver através das mudanças de comportamento socioculturais, visando uma ampliação de conhecimento tanto pessoal, como para todos os educadores e profissionais da área que desejam engajar-se no exercício eficaz da educação acadêmica. Promovendomudanças criativas, estratégias para construir e garantir oportunidades adequadas ás pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Com o intuito de esclarecimento é que este estudo de pesquisa questiona o que caracteriza as dificuldades de aprendizagem, Quais as contribuições das teorias pesquisadas no que concerne às dificuldades de aprendizagem. As pessoas que apresentem dificuldade deaprendizagem conseguem interagir com o meio em que vive. É nesse ponto que este artigo se justifica no interesse em poder colaborar na otimização de técnicas e metodologias educativas e eficientes para a resolução do problema de desmotivação, evasão e retenção escolar no processo de ensino aprendizagem.

1 REVISÃO DA LITERATURA

1.1 CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS NO QUE CONCERNEM AS DIFICULDADES...
tracking img