Artigo derivativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Derivativos e sua Aplicabilidade

ARAMI CUNHA QUOOS
Graduado em Administração Geral

KELLEM A. P. LAZAMÉ
Graduado em Administração Geral

RESUMO: ????

INTRODUÇÃO ???? ( tema, objetivos, hipótese e justificativa)
Como os derivativos são considerados “um seguro” temos a intenção de mostrar aos investidores e a comunidade cientifica a importância dos derivativos e finalidade junto aomercado financeiro e as vantagens de proteger seus ativos através da contratação dessa modalidade.
A expressão “derivativo financeiro” soa como algo estranho para o leigo em mercado de capitais, porque o termo seria originário do inglês derivative security, que ao pé da letra seria traduzido como seguro derivativo. Assim sendo, “o derivativo pode ser encarado como um grande seguro do mercadofinanceiro, capaz de evitar o efeito dominó em caso de falência de uma instituição, reduzindo assim o chamado risco sistêmico”, escreve Rodrigo Pinto no Globo Online de 11/08/2003.
A contratação de derivativos pressupõe a garantia e minimização de riscos do ativo objeto (contrato de venda futura), equalizando interesse das partes envolvidas.

(Problema)
Em qual situação deve-se recorrer acontratação de um derivativo e com que finalidade?

(metodologia)
1. 1. O método de abordagem utilizado será o dedutivo, que parte da premissa maior, neste caso a Finalidade dos derivativos, para premissas menores, ... através de pesquisa bibliográfica.
(hipotese)
2. A Contratação de derivativos pressupõe a garantia e minimização de riscos do ativo objeto (contrato de venda futura), equalizandointeresse das partes envolvidas.
(objetivo especifico)

3.1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
É o conjunto de instituições e órgãos, que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito. São orientados por três órgãos normativos, o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho de Gestão da PrevidênciaComplementar (CGPC).
De acordo com o art. 192 da Constituição Federal: "O sistema financeiro nacional, é estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nasinstituições que o integram."

Origem e Evolução
A formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo novas instituições foram surgindo, como a Inspetoria Geral dos Bancos (1920), a Câmara de Compensação do Rio de Janeiro (1921) e de São Paulo (1932), dentre outros bancos e instituições privadas e asCaixas Econômicas fortalecendo o Sistema.
Pós-Segunda Guerra
Após a Segunda Guerra Mundial, nascem novas instituições financeiras mundiais, como o FMI e o Banco Mundial. Em 1945 é criado no Brasil a Superintendência da Moeda e do Crédito, que futuramente em 1964 daria origem ao Banco Central do Brasil.
Nas décadas de 50 e 60, com a criação do BNDES, do Sistema Financeiro da Habitação, do BancoNacional da Habitação e do Conselho Monetário Nacional, o país passa por um novo ciclo econômico e o Sistema Financeiro Nacional passa a ser regulamentado através do CMN e do Banco Central, que se tornam os principais órgãos do sistema.
O surgimento de bancos de investimento e a facilitação dada pelo CMN às empresas para obtenção de recursos exteriores possibilitou um aumento no fluxo de capitais nopaís. Em 7-12-1976, é criada a Comissão de Valores Mobiliários, que facilita a obtenção de recursos pelas empresas, e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979, passou a realizar a custódia e liquidação com títulos públicos como as Letras do Tesouro Nacional e as Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional.

Era da Estabilidade
A Constituição de 1988, que busca estruturar...
tracking img