Artigo de segurança empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar a importância do gestor de segurança bem qualificado em uma empresa, e como seu trabalho pode ser bem aproveitado no ramo da logística, em seus pontos mais cruciais: o transporte entre pontos de distribuição e entrega, supply chain e o armazém principal, e a logística reversa.
Palavras-chave: Gestor de Segurança, Segurança de Supply Chain, Estoque,Segurança no Transporte, Segurança na Logística.
Abstract: This article has the objective to show the importance of a high qualified security manager professional, and how his work can be well applied in logistics sector, in its most crucial points: the transport between distributions points and deliveries, supply chain and the main storage, and the reversal logistics.
Keywords: Security Manager,Supply Chain Security, Store, Transport Security, Logistics Security.


O Papel do Gestor de Segurança e a Segurança na Logística
Introdução

Diversas vezes por ano, é comum ler notícias no jornal sobre espionagem industrial, roubo de máquinas em uma empresa, vazamento de informações e até mesmo seqüestros de grandes empresários ou de seus parentes. Está se tornando comum empresas lançaremprodutos muito semelhantes em datas próximas, com ações de funcionários de outras companhias do ramo infiltrados e com acesso a informações vitais, acidentes na linha de produção que poderiam ser evitados com treinamento e maior conhecimento dos equipamentos.
Mesmo empresas que não fazem parte efetivamente da área de logística, possuem características e necessidades logísticas, comoarmazenamento de produtos, transportes e entregas entre centros de produção, e até mesmo fluxo de informações dentro da empresa. E tratando-se de logística, a segurança é tão vital quanto a velocidade e o dinamismo, característicos da área, para que seus objetivos possam ser cumpridos sem nenhuma anormalidade. Supervisionamento da supply chain, segurança das cargas em viagem e garantia de segurança noestoque, são alguns dos exemplos de áreas logísticas que podem ocorrer perdas e defasar significantemente o lucro da empresa. Para se manter a ordem, deve haver uma harmonia entre os profissionais de logística, e os profissionais de segurança.

Gestor de Segurança

O gestor de segurança é um profissional que possui estratégia e amplo conhecimento sobre a empresa, deve estar apto para iniciartreinamentos e preparar uma equipe de segurança, criando o mapeamento de processos do local, sempre um passo a frente dos possíveis acontecimentos e riscos que envolvem os negócios, e também reduzindo as ameaças e emergências com ações imediatas. Sua palavra chave é a prevenção e sua visão é holística, analisando todos os campos e setores da empresa, e ao mesmo tempo buscando possíveis falhas em suasconexões, pontos cruciais onde devem ser aplicadas as técnicas de segurança definidas pelo gestor. A maior importância da função do gestor de segurança é saber qual o dano real de cada acidente que é possível acontecer na realidade de cada empresa, assim suas prevenções e planos de ação após acidentes não serão errôneas e tampouco irão gerar custos desnecessários. Outra questão importante é definirquais pessoas podem ser de fato, conhecedoras das informações sigilosas dos processos e projetos da empresa, e restringir totalmente essas informações para qualquer outro funcionário, prevenindo o vazamento de informações e a espionagem industrial.
Dentro da visão holística de segurança, o profissional da área pode ter outras diversas especializações que envolvem a segurança pessoal, segurança eadministração do patrimônio, investigações de furtos de informações e espionagem, e até mesmo na ação contra riscos naturais. Todos esses riscos devem ser quantificados e relatados a presidência da empresa, a fim de esclarecer quais os gastos para o controle da ordem, e quais os gastos caso seja preciso remediar uma emergência ou agir intensivamente em um período de crise. Quando uma empresa...
tracking img