Artigo de opinião

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo de opinião
É um texto que o autor expõe e sustenta seu posicionamento apresentando argumentos coerentes e admissíveis sobre o assunto ou tema abordado.
Uma característica destetipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comumpresenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.
A linguagem é objetiva e aparecem de sinais de exclamação e interrogação, osquais destacam a posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.
*Qual o assunto?
O chororô dos meritíssimos é o tema. O assusto diz respeito a Juízes que defendem o direito a ao seus 60dias de férias que foram ameaçados a serem reduzidos a metade, usando os seguintes argumentos: Trabalham muito, sob pressão ,levam trabalho para casa , não recebem hora extra .
*Qual o pontode vista defendido pelo autor ?
O autor tem um ponto de vista bastante critico e irônico. O autor apóia a redução das férias dos juízes destacando os fatos de eles serem bem remunerados eque estão sempre cheios de benefícios como por exemplo: Quando um juiz é afastado por um abuso é ‘’punido’’com aposentadoria integral.
*Que tipo de argumentação foi usada ?
Argumentaçãopor raciocínio lógico pois o autor cria uma relação de causa e efeito.
*Qual a conclusão que o autor chegou ?
A conclusão do autor foi que os políticos não estão ligando para a nossajustiça tarda.Eles só querem criar estratégias para receberem votos e manterem sua candidatura por mais tempo. Quem são eles para julgar os juízes se eles mesmo trabalhão duas vezes por semana,gatão verbas extras sem prestar contas e esbaldam em recessos com passagens aéreas financiadas pela população. Vivem vidas superlativas, alguns com ficha suja ‘’sem a menor culpa ‘’....
tracking img