artigo de interaçao e afetividade na educação2222222

2511 palavras 11 páginas
INTERAÇÃO E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARILÉA REIS VIEIRA

ITAJAÍ / SC
SETEMBRO, 2014

MARILÉA REIS VIEIRA

INTERAÇÃO E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Facel, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Diversidade de Linguagens na Educação Infantil.

Profa. Orientadora: MSc. Tania Sueli Fantini

ITAJAÍ / SC
SETEMBRO, 2014
TITULO: INTERAÇÃO E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTOR: MARILÉA REIS VIEIRA
ORIENTADORA: PROFA. MSc. TANIA SUELI FANTINI

RESUMO

A atenção pelo ato de exercer o magistério e aprender é um desafio que atinge grande parte das salas de aula, nas quais o relacionamento entre professores/alunos e entre alunos/alunos tornou-se um problema oculto. Este artigo tem como objetivo, problematizar a relação de afetividade que se estabelece entre professor e aluno e como isso pode se refletir na aprendizagem. Por meio dos resultados adquiridos na pesquisa, encontraram-se subsídios suficientes para compreender como é de grande importância entender as afetividades que permeiam a escola e como podemos observar os comportamentos dos alunos com base nos estudos sobre vínculos afetivos.

PALAVRAS CHAVES: Professor/aluno. Aprendizagem. Afetividade..

1. INTRODUÇÃO

O tema surgiu das discussões sobre as especificidades da docência relacionando ao curso de especialização em diversidades de linguagens na Educação Infantil acerca do papel do professor desta etapa de ensino. Compreender este processo se constituiu em observar as crianças na tentativa de “captar” os sentimentos, as linguagens, as vozes, os movimentos, os gestos do universo infantil. A prática docente realizada através da interação professor/aluno demonstra que a profissão de professor vai muito além de apenas estar

Relacionados