Artigo de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Até hoje, inúmeras teorias acerca da origem e do surgimento do Homem foram produzidas, no entanto algumas tiveram grande poder de convencimento perante a humanidade. Podemos citar como maior exemplos teoria criacionista, atualmente chamada de “desenho inteligente”.

Essa teoria afirma que o Homem surgiu na Terra por uma intervenção divina, ou seja, exatamente como está na bíblia.Isso significa dizer que toda a espécie humana teria se originado a partir de um casal, Adão e Eva. Por muito tempo essa teoria foi aceita sem contestação, porém, conforme as ciências de um modogeral avançavam, algumas peças não se encaixavam.

Logicamente estamos falando de uma época em que a ciência ainda não detinha o conhecimento que possui hoje, exemplo disso é que que teorias comoa da geração espontânea¹ era seriamente debatidas.

Mas foi somente no século XIX que que a teoria evolucionista começou a ruir, pois graças aos estudos do britânico Charles Darwin(1808-1882).

O que esse cientista descobriu era que a espécie humana não teria sido criada separadamente das outros seres vivos, como afirmavam as Escrituras das três maiores religiões monoteístas, massim evoluído a partir de espécies inferiores e já extintas, antecessoras dos macacos antropóides, como o chimpanzé, o gorila e o orangotango.



¹ Teoria que afirmava que a vida podia surgirespontâneamente, ou seja, sem a necessidade de fecundação, bastando para isso reunirmos condições favoráveis para tal.

Na época contudo, foi um conceito muito difícil de ser aceito. Primeiro,porque ia contra os dogmas religiosos que ainda ocupavam um lugar central no comando das sociedades, principalmente na Inglaterra.

Além do mais, Charles Darwin vinha de uma formação religiosamuito forte, a ponto de quase ter sido pároco da Igreja Anglicana. Darwin levou mais de vinte anos para publicar o seu livro “A origem das espécies”, e só o fez porque viu outros cientistas começarem...
tracking img