Artigo david hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DAVID HUME E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Michele Meister 1

RESUMO:
David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776)foi um filósofo e historiador escocês. Juntamente com Adam Smith e Thomas Reid, entre outros, foi uma das figuras mais importantes do iluminismo escocês. É visto como o terceiro e o mais radical dos chamados empiristas britânicos, depois de JohnLocke e George Berkeley.

1 – INTRODUÇÃO:
David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776)foi um filósofo e historiador escocês. Juntamente com Adam Smith e Thomas Reid, entre outros, foi uma das figuras mais importantes do iluminismo escocês. É visto como o terceiro e o mais radical dos chamados empiristas britânicos, depois de John Locke e George Berkeley.Juntamente com Francis Bacon e John Locke, David Hume é considerado um dos maiores filósofos ingleses e uma das maiores figuras do seu século.
Sua filosofia é empirista, baseada na experiência humana. David Hume nega a supremacia da razão como instrumento do conhecimento e conduz sua reflexão para o caminho de reconstrução do conhecimento humano a partir dos sentidos.
O empirismo de Humeé produto da reação contra o extremo racionalismo do século XVIII. Hume qualificara à si como sendo um cético e empirista para explicar a origem do conhecimento pelos sentidos.
____________________________________
Acadêmica do terceiro período do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Artigo apresentado ao professor Fernando Vojniack na disciplina de Iniciação à PráticaCientífica.

Por essa razão, Hume foi considerado um empirista-materialista, pois, seu raciocínio parte do foco social pela leitura dos sentidos para se ter como produto o conhecimento.

2 - A OBRA DE DAVID HUME E SUAS INFLUÊNCIAS:
Sua mais próxima influência pode ter sido sobre o amigo Adam Smith, se bem que, excluído o que concerne à sua teoria do conhecimento, a semelhança de pontos devista entre os dois não permite sequer discernir quem mais influiu sobre quem. Hume vê fundamento da moral apenas no sentimento e Adam Smith que fala da "moral da simpatia". Hume no entanto não construiu um sistema, como fez Adam Smith.
Como é sabido, Kant atribuiu a Hume grande influência sobre suas ideias.
Sua influência é também exemplificada em Jeremy Bentham, um jurista e filósofo inglêsdo início do século XIX, que confessamente foi levado ao Utilitarismo (a teoria moral de que a conduta correta deve ser determinada pela utilidade de suas consequências ) pelo Livro III do "Tratado".
Em Locke e Hume tem suas raízes o chamado "empirismo psicológico" e o "empirismo lógico": O primeiro é a teoria do conhecimento baseada na análise das funções subjetivas nele envolvidas. O empirismológico, por sua vez, fundamenta-se no empirismo psicológico: consiste na afirmação de que as palavras só têm significado na medida em que se referem a fatos concretos.
Influências Cícero, Virgílio, Horácio, John Milton, Berkeley, John Locke
Influenciados Kant, James Madison, Adam Smith, Augusto Comte, Karl Popper, Bertrand Russel, Wittgenstein, Positivismo Lógico, Filosofia analítica.
2.1. –INSPIRAÇÃO:
No período que compreende sua passagem pelo famoso colégio teve como professor de ciências naturais e física um discípulo de Isaac Newton. Para tornar-se homem de letras e filósofo célebre, que era sua grande inspiração.
2.2. – POLÍTICA:
Hume defende a origem divina do governo, dizendo que esse é necessário para a raça humana e foi desejado pelo Ser bondoso e Onisciente. Ocontrato original nasce do consenso entre um povo. Hume diz que o vigor dos membros e a coragem são a força natural de um homem. A obediência, depois de ser consolidada através de gerações, é aceita como natural. A autoridade estabelecida surge de um ato de razão.
Um chefe impede a comunicação e o lazer e se mantém por causa da ignorância do povo. Assim foram fundados os governos, baseados no...
tracking img