Artigo - cultura de violeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CULTURA POPULAR DOS VIOLEIROS NO MUNICIPIO DE IGUATU CEARÁ

RESUMO

Neste presente Artigo fizemos um pequeno estudo sobre uma das expressões da cultura popularnordestina que é o Repente, especificamente na cidade de Iguatu, Estado do Ceará. O Repente, que também é conhecido como desafio é uma tradição folclórica brasileira que caracteriza-se pela arte de improvisação rápida, ou seja, “derepente”. O Repentista é o artista que compõem e canta esses versos acompanhados de instrumentos musicais ou não. Essa cultura de uns tempos para cá vem sofrendo algumas transformações, mas ainda resiste à cultura de massa.
Palavras-Chave: Repente, Cultura popular, Improvisação

INTRODUÇÃO
Possivelmente muitos de nós algum dia já tentou improvisar alguma música utilizando uma rima e sentiu quealgumas palavras não cabiam no ritmo, oumesmo quem nunca sentiu dificuldades de organizar as idéias para falar ou escrever sobre algo? Imaginemos então que existem artistas que convivem profissionalmente com tais dificuldades. Esses profissionais são conhecidos como Cantadores de Viola, Violeiros ou Repentistas.
A cultura populardo Repente, predominante no Nordeste brasileiro, teve sua origem naPenínsula Ibérica, com os trovadores medievais. Recebe esse nome, “Repente”, por ser uma mescla entre poesia e música onde predomina o improviso – a criação de versos “ de repente”, onde os mesmos devem ter uma agilidade mental em criar os seus versos, que muitas vezes são criados apenas depois que sobem ao palco, já de frente com a plateia.
Foi a partir do século XV e início do século XVI quesurgiram as primeiras cantigas de Repente na Europa, por meio dos cancioneiros. No seu início suas poesias se caracterizavam como cantigas de amigo, de amor, de escarnio e de maldizer. As cantigas de amor, por exemplo, abordavam temas amorosos no qual os trovadores se declaravam as suas amadas, já as cantigas de escárnio e maldizer faziam sátiras e criticavam os costumes da época.
No Brasil aatividade cultural desses artistas, surgiu especificamente no Sertão Nordestino, a partir do século XVII, abordando diferentes temas como a desigualdade social, violência, política, futebol e questões ligadas à natureza como a seca e os problemas ambientais.
Assim sendo, iremos apresentar a cultura populardos violeiros na cidade de Iguatu, bem como sua gênese, os principais temas abordados, enfimrelatar um pouco sobre a história e vida desses cantadores.

CONCEITUANDO CULTURA
A palavra cultura vem do latim e designa “o ato de cultivar a terra”, “de cuidar do quese planta”, ou seja, é o trabalho de preparar o solo semear e fazer tudo para queuma planta cresça e dê frutos. (Tomazi, 2010)
Definido pela primeira vez por Tylor (1832-1917), cultura é todo complexo de conhecimentos, crenças,arte, moral, leis, custumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (TOMAZI,2010) Ou seja, desta forma podemos concluir que cultura é tudo aquilo que nasceu do homem.
A cultura nasce da interação e da adaptação do ser humano ao ambiente em que vive fazendo desse meio o seu campo de inspiração para produzir algo a partir de tradições adquiridas ecomunicar – se com os outros povos. Dentro da definição geral sobre cultura podemos apontar a cultura erudita e a cultura popular.
A separação entre cultura popular e erudita com atribuição de maior valor à cultura erudita, está intimamente relacionado à divisão de sociedades em classes, ou seja, é resultado e manisfestação das diferenças sociais, que de acordo com essa classificação, a umacultura identificada com as camadas populares e outra cultura vista como superior identificada com as elites. A cultura erudita abrange expressões artisiticas como a música clássica de padrão europeu, as artes plásticas – escultura e pintura, o teatro e a literatura de cunho universal, porém a cultura popular encontra expressão nos mitos, contos, danças, músicas enfim corresponde a manifestação...
tracking img