Artigo contra o tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO ARTIGO CONTRA O TEMPO

Em apenas 24 horas proteínas comuns no cérebro assumem uma estrutura anômala e se amaranham. Parecem ouriços do mar encaixados entre as células cerebrais, que em resposta incham e se retorcem. Uma semana depois essas placas já têm seu tamanho final, flagrado em pacientes com mal de Alzheimer, a proteína beta amilóide, tem papel central no Alzheimer.
Em busca dedesvendar o mistério dessa doença que no mundo gera um novo caso a cada 7 segundos, o grupo do farmacologista Cristoforo Scavone, tem esmiuçado a bioquímica do Alzheimer para detectá-lo, até agora a medicina se limita a retardar a perda de cognição. Elisa Kawamoto se concentra em investigar como a beta amilóide altera a bioquímica das células e acaba por matá-las. Para se comunicar com o interiordas células, a beta amilóide em volta dos neurônios envia sinais através os receptores N-metil D-aspartato, os receptores ativam o NF-kB, que migra para o núcleo das células e ali influencia a atividade genética. Descobrir isso foi essencial porque sugere uma forma de bloquear a via de sinalização, uma das possibilidades é o aminoácido taurina que protege os neurônios contra a toxicidade da betaamilóide. Elisa e Scavone verificaram no cerebelo uma atividade dos genes que produzem o fator neurotrófico derivado do cérebro, essa proteína é essencial para a retenção da memória. As descobertas favorecem a idéia de que a perda dessa proteína esteja ligada ao surgimento do Alzheimer. Mas ainda é cedo para comemorar e procurar comprimidos para memória á base de fator neurotrófico derivado docérebro.Para equilibrar as vias bioquímicas a resposta mais segura parece não estar em medicamentos que alterem a concentração de proteínas, mas na dieta. A restrição calórica, único procedimento que a ciência já provou prolongar a vida de de animais de laboratórios, parecem desligar genes que disparam processos imflamatórios, ela também aumenta os teores do fator nerotrófico. É preciso mudar oshábitos alimentares da populaão, medicamentos são o último recurso, não o primeiro. Numa população cada vez mais velha é essencial cuidar da saúde desde a infância.

RESUMO DO ARTIGO OS MALES DO FUMO EM DESTAQUE

O consumo de cigarros ou outros produtos fabricados com as folhas da planta conhecida como tabaco é a principal, e praticamente única, causa de morte evitável do mundo.. Diversasestratégias vêm sendo implantadas em todo o mundo para controlar o avanço do consumo de cigarros e outros produtos de tabaco. No Brasil, nos últimos 20 anos, as ações de controle do tabagismo vêm sendo intensificadas com o objetivo de reduzir a quantidade de fumantes. O controle do tabagismo já mostra resultados positivos no país, uma ação importante de controle do tabagismo no Brasil foi a inclusão nasembalagens de produtos do tabaco a partir de 2001 de advertências de saúde pública com imagens impactantes.Foi feito um estudo para avaliar o impacto emocinal das imagens em jovens universitários, a pesquisa empregou métodos psicométricos desenvolvidos para estudos da emoção humana, tal pesquisa visa entender como estímulos visuais afetam a atitude e o comportamento. Trabalhos tem demonstrado aeficácia da utilização, nas embalagens de cigarros, de mensagens e imagens amendrontadoras. Alem de promover repulsa, essas mensagens e imagens tem o potencial de gerar uma asssociação negativa para o produto que a embalagem oferece. Os mecanismos de associação compõem um dos princípios básicos da teoria de aprendizado em psicologia. Por muto tempo,a propaganda desenfreada da industria tabagista expôsvárias gerações de crianças e jovens aos riscos do tabaco, transformando o tabagismo em um símbolo de status social, liberdade ou mesmo de conquistas sexuais. As advertências contribuem ainda para desestimular os jovens que estejam experimentando a droga, seu caráter assustador é um meio pelo qual a mensagem pode ser assimilada pelo úsuário de maneira clara, contribuindo para o combate à...
tracking img