ARTIGO CONIC M 20142a

3155 palavras 13 páginas
RESUMO
O presente artigo apresenta e aborda as equiparações dos posicionamentos das normas brasileiras de contabilidade, frente ás normas internacionais, focando na norma IAS 2, que trata diretamente sobre os estoques. A aplicação dos
Pronunciamentos Técnicos elaborados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis
(CPC) em função do processo de adequação às normas do IFRS (International
Financial Reporting Standards, regulamentadas pelo International Accounting
Standard Board – IASB) oferece ao meio acadêmico a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas atinentes às práticas contábeis, inclusive sobre os estoques em contexto contemporâneo.
Em função da promulgação do
Pronunciamento Técnico CPC 16 (2009)1, com obrigatoriedade de observância a partir de 2010, estudos fundamentados nas práticas contábeis das empresas e analisados de modo comparativo às práticas anteriores a tal processo se tornam mais viáveis a partir destes exercícios, quando da possibilidade de incorporação de mais informações à base de dados coletados. Utilizou-se nesse artigo o método de pesquisa bibliográfica aplicados em livros e artigos documentais da internet.
Tratando a visão da implantação da lei 11.638/07 e incluindo o CPC órgão que foi criado para traduzir e implantar no BRASIL as novas normas contábeis. O artigo apresenta o CPC 16 como a tradução do IAS 2 e descreve como principal variável as normas anteriormente exercidas pela legislação 6.404/76 o valor justo de mercado, já que na legislação vigente 11.638/07 e 11.941/09 o tratamento é efetuado pelo valor realizável liquido, Os resultados apresentados estão consistentes com literatura estudada e apresentam informações de caráter relevante. Palavras-chave: métodos de avaliação de estoque; práticas contábeis; normas internacionais de contabilidade.
1. Introdução
A tempos estudos são desenvolvidos para as organizações sobre as escolhas dos métodos de avaliação de estoque. No início, predominavam estudos que abordavam apenas o método de

Relacionados