ARTIGO CONCEITO DE MAQUIAVEL E BOBBES

993 palavras 4 páginas
NASCIMENTO DO ESTADO

ROSINÉIA CIPRIANO

1. Introdução:

Este artigo analisa a questão do Estado em duas obras importantes das idéias do pensamento político, O Príncipe 1513, de Maquiavel e o Leviatã 1651, de Thomas Hobbes. Assim o presente artigo pretende discutir os processos de construção do Estado e dos direitos na saciedade, referente à análise “O Príncipe” sobre o argumento do Estado e do poder político; o estudo do “Leviatã”, entendido como Estado na teoria do conhecimento de Hobbes.

Palavras-chave: Estado , governo, direitos, poder

"O Príncipe" de Maquiavel é um livro que se encontra ideologia política e ciências política, o livro mostra como um homem deve agir com sua conduta moral, princípios.
Mal interpretada a obra só obteve reconhecimento a partir do século XX, quando foi utilizada para uma serie de estudos.
"Leviatã" de Thomas Hobbes uma obra de contexto do desafio a tradição constitucional e da monarquia para transformá-la.
Maquiavel e Thomas Hobbes, surgem ligados em varias obras por um pensamento intelectual, a defesa da centralização política, da monarquia absoluta, em última instancia.
Apesar de diferenças de época, formação, local e vivencia, mostram pensamentos dispares, eles celebram, a ordem, a segurança, o entusiasmo da obediência e a paz. Porem trilham caminhos diferentes na argumentação.

Maquiavel esta presente no periodo do renascimento e Hobbes no iluminismo.
Maquiavel e Hobbes preocupavam-se com a independência do homem. A obra de Hobbes traz a questão da origem da sociedade política. Porém Maquiavel vê uma espécie de homem excepcional cheio virtude, astucia,força, e assim criador do Estado. “É necessário a um Príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a sua necessidade” (MAQUIAVEL, 1973, p.69).

O homem para Maquiavel era um grande líder, capaz de construir uma ordem política.
Porém já Hobbes via os homens totalmente iguais. “Por mais que

Relacionados