Artigo Comunicação e Liguinstica

988 palavras 4 páginas
Artigo de Opinião: Comunicação e Linguística
Turma C12 – Prof. Lucas Schenoveber dos Santos Junior

Acadêmica Jane Stela Mazzola
Artigo de Opinião:
Tradicionalismo e Nativismo Gaúcho
Ciência da Computação

Medianeira, setembro/ 2013

Tradicionalismo ou Nativismo: qual é o correto?

Para se compreender o que é nativismo e tradicionalismo, inicio este artigo com mais um questionamento: os dois termos implicam no mesmo significado?
São dois movimentos distintos, mas iguais. Cada um tem seu próprio desenvolvimento e significado específico, podem até discorrer de um mesmo grupo de pessoas, os gaúchos, mas dentro deles há a divisão de nativistas e tradicionalistas.
Decifrar a diferença destes dois termos seguindo dicionários e afins, é uma tarefa simples, mas quando ocorre a decisão de decifrar os dois movimentos, o que são, o que pensam sobre suas indumentárias, o qual ambos chamam de “pilchas”, ou falar sobre os ritmos que utilizam para suas interpretações musicais e demais especificações que geram estes dois grupos, é mais complexo que se imagina. Muitas vezes as frases que os definem em dicionários e livros históricos, acabam por ofender tanto um quanto outro grupo.
Para que se possa tentar iniciar uma compreensão de tal diferença é necessário recorrer à antropologia e a sociologia, divisão esta que muitas vezes parece oculta, mas ao mesmo tempo extremamente declarada.
Enfim, mas como se pode especificar cada um?
Bom, o Tradicionalismo Gaúcho, de acordo com Mendonça (2003), é um movimento organizado hierarquicamente, além de rígido e em um mapeamento de estado, como um governo paralelo, específico para a tradição, mas sem exclusividade, pois envolvem pessoas. Assim, possuem um presidente na capital, um coordenador em cada região, os quais chamam de regiões tradicionalistas, e na cidades, um patrão em cada Centro de Tradições Gaúchas, o que, normalmente, chamam pela sigla CTG, e algumas cidades

Relacionados