Artigo completo Transtorno do déficit de atenção a hieratividade

5125 palavras 21 páginas










































ARTIGO DE REVISÃO














































































Acta Med Port 2010; 23: 689-696

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO
E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA CRIANÇA
Aspectos Neurobiológicos, Diagnóstico e Conduta Terapêutica
Liana COELHO, Edna CHAVES, Silvânia VASCONCELOS, Marta FONTELES,
Francisca DE SOUSA, Glauce VIANA
RESUMO

Introdução: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do desenvolvimento, de forte influência neurobiológica, mais comum na infância, caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade.
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o TDAH em crianças, abordando aspectos neurobiológicos, diagnóstico e conduta terapêutica. Metodologia: tratase de uma revisão de literatura sobre o TDAH na infância, do período de 1994 a 2008. Os mecanismos neurobiológicos que participam do TDAH são de natureza complexa, envolvendo a via dopaminérgica, noradrenérgica e serotonérgica. O diagnóstico do TDAH deve fundamentar-se no quadro clínico comportamental, vez que não existe um marcador biológico definido. O metilfenidato é o fármaco de escolha, no tratamento de crianças.
Conclusão: A busca pelo alívio dos sintomas do TDAH deve passar tanto pela base orgânica, com tratamentos específicos, usando medicação, quanto pelos aspectos comportamentais.
S U M MARY

ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER (ADHD) IN CHILDREN:
Neurobiological Aspects, Diagnosis and Therapeutic Approach
Introduction: The attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is usually associated to child development, presenting a strong neurobiological influence and being, thus, mostly common in childhood. This disorder is

Relacionados

  • MANUAL CLINICO
    233974 palavras | 936 páginas