Artigo com a palavra brincadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Ao escrever meu trabalho de conclusão de curso anos atrás descobri muitas coisas que desconhecia a respeito de crianças e seudesenvolvimento. Como bibliotecária tinha a consciência da capacidade das crianças de aprender de forma lúdica muitas coisas, mas não sabia do quanto a brincadeira é importante no desenvolvimento das crianças e desua personalidade e é isso que quero compartilhar, uma parte do meu tcc.

Brincar, para a criança, é obedecer a impulsos conscientes e inconscientes que levam a atividades físicas e mentais de grandesignificação. O ato de brincar deve ser visto como uma possibilidade de ligação entre os aspectos da subjetividade e os elementos da realidade externa, possibilitando uma experiência criativa com oconhecimento. 

Posso concluir que há uma diferença básica entre crianças e adultos brincando. A criança, quando brinca, mergulha na imaginação e recria através da brincadeira a realidade,principalmente coisas que ela não poderia resolver na sua condição de criança, ou seja, as crianças que brincam com a imaginação são capazes de fazer qualquer coisa com a sua fantasia.

A criança poderecriar, por exemplo, um ambiente de trabalho e, em sua fantasia, ela pode assumir as responsabilidades desta situação de modo fictício. Já o adulto quando brinca não trabalha a imaginação, fogemomentaneamente de problemas, de preocupações.

Na brincadeira há um processo constante de decisões a serem tomadas por parte da criança. A brincadeira também permite que a criança, simbolicamente assuma ocontrole de situações em que na realidade não teriam como fazer. Neste sentido, a criança resolve problemas reais, em um nível inconsciente. A brincadeira é vista desta forma por vários especialistas emeducação, como é o caso de BROUGÉRE (1998), para quem a brincadeira gera uma aprendizagem social.

O BRINQUEDO

O aparecimento dos primeiros brinquedos data de aproximadamente 40.000 a.C. , com o...
tracking img