Artigo - coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Fetiche empregado à Coca-Cola
ALVES, Larissa¹
ANDRADE, Gilson
ABSTRACT

Parallel to the industrial revolution, appears clearly to mass culture and its products. This aims only to reach the market, impregnating fetishes in their products so that consumption will increase even more. Coca-Cola is an example of a product of mass culture and is related to the aspects mentioned above and theresulting information in this article.
KEYWORDS: Coca-Cola, the Cultural Industry, Disposal, Fetish, Media

RESUMO

Paralela a revolução industrial, surge claramente à cultura de massa e os seus produtos. Ao qual tem como objetivo apenas atingir o mercado, impregnando fetiches nos seus produtos para que o consumo aumente cada vez mais. A Coca-Cola é um exemplo de produto de massa cultural eesta relacionada com os aspectos citados acima e as decorrentes informações presentes neste artigo.
PALAVRAS CHAVE : Coca- Cola, Indústria Cultural, Alienação, Fetiche, Meios de comunicação
¬¬¬¬
_________________________________

¹ Artigo para fins avaliativos da disciplina Sociologia, instituição SESI SENAI/EBEP, produzido sob a leitura e analise do livro COELHO.Teixeira. O que éIndustria Cultural. Sob orientação do professor Gilson Andrade.
Introdução

Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola e pertencente à The Coca-Cola Company, empresa que comercializa seus produtos em mais de 200 países. O nome coca-cola é porque, ela era fabricada originalmente com folhas de coca e com a noz-de-cola, por isso recebeu esse nome, e atualmente, a empresa já nãofabrica mais com as folhas de coca. A Coca-Cola surgiu através de um farmacêutico chamado John Pemberton na cidade de Atlanta, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos.

Desde a sua fundação, a Coca Cola passou por diversos donos, e a receita ia passandopara cada um. Em 1897, a Coca-Cola começou seu processo de internacionalização, chegando no Canadá, e no México. Em 1916, foi realizado um concurso para mudar o design para a garrafa de Coca Cola. No final de 1918, a Coca foi vendida para um grupo de investidores liderados por Ernest Woodruff e WC Bradley, e apenas dois anos depois, mais de 1000 empresas engarrafadoras realizavam a produção edistribuição da Coca-Cola nos Estados Unidos.

Isso porque os anúncios da coca-cola foram sempre muito penetrantes e influentes, já que um dos objetivos de Woodruff, que comandou a empresa por 60 anos era o de assegurar que todo mundo experimentasse a coca- cola e a tornasse uma bebida perfeita. Hoje a coca- cola é um perceptível produto da industrial cultural de massa, ao qual o objetivo deWoodruff foi alcançado, decadente à revolução industrial com o surgimento expressivo da cultura de massa. Esse processo será discutido e analisado neste artigo.

Indústria de Massa

Para que a indústria de massa exista é necessário a “industria cultural’ e a ‘cultura de massa”. Esse conjunto foi desencadeado após a revolução industrial, pois surgiram muitas alternativas para a produção de novosprodutos, como a maquina. Isso acarretou em uma perca de identidade do produto fabricado, assim a indústria de massa operou um processo de alienação aos seus consumidores, fazendo com que todos desejassem o mesmo produto.

Dois desses traços merecem uma atenção especial: a reificação (ou transformação em coisa: a coisificação) e a alienação. Para essa sociedade, o padrão maior de avaliação tende aser a coisa, o bem, o produto; tudo é julgadocomo coisa, portanto tudo se transforma em coisa — inclusive o homem. E esse homem reificado só pode ser um homem alienado: alienado de seu trabalho, que é trocado por um valorem moeda inferior às forças por ele gastas; alienado do produto de seu trabalho, que ele mesmonão pode comprar, pois seu trabalho não é remunerado a altura do que ele mesmo...
tracking img