Artigo coaching - filme click

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Marcos Dayan Afonso Pessoa

O filme Click apresenta uma reflexão sobre valores, mais especificamente sobre o conflito que pode ser gerado a partir do desequilíbrio entre o valor conexão, aquirepresentado como família, e a busca desenfreada pelo valor satisfação profissional.
Michael Newman é personagem de Adam Sandller. Pai de família, Michael busca sucesso profissional, focando todos osseus recursos para obtenção desse objetivo. Após um dia de trabalho, ele vai até uma loja para comprar um controle remoto, mas muito cansado, acaba adormecendo na loja. Neste momento, ele sonha possuirum controle remoto que pode controlar todos os eventos da sua vida. Obcecado, passa a utilizar a “poderosa ferramenta” para realizar seus desejos profissionais, acelerando o tempo para o momento deconquista de suas metas, com foco sempre no trabalho, negligenciando as atividades cotidianas de convívio e conexão com a família. Por fim ao avançar vários anos com a ajuda do controle remoto, Michaelobserva que atingiu seus objetivos profissionais, mas perdeu a família e a saúde. Arrependido e debilitado fisicamente, Michael observa que seu filho está seguindo os mesmos passos e é justamentenesse momento, em seu último suspiro em vida, que ele diz ao filho que a família é mais importante.
Sobre a ótica do coaching, o filme demonstra que se faz necessário buscar um equilíbrio entre valores.Isso não significa banalizar a esfera profissional, onde geralmente tem-se como valor a satisfação profissional. O ideal, na verdade, é desenvolver o autoconhecimento para que o indivíduo possaidentificar qual sua hierarquia de valores e assim alinhar seus objetivos a essa hierarquia, minimizando ou eliminando a possibilidade de conflito. Vivemos em função de valores, sejam eles pessoais,profissionais, de relacionamentos ou qualidade de vida. Por vezes confundimos valores meio, que são aqueles que apenas perfazem o caminho, com o “valor fim”, que é a verdadeira razão de nossas motivações....
tracking img