Artigo cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grid Computing e Cloud Computing – Uma Relação de Diferenças, Semelhanças, Aplicabilidade e Possibilidades de Cooperação entre os dois Paradigmas

Fernando P. Barbosa1, Andrea S. Charão2

1, 2 Programa de Pós-Graduação em Informática – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Tecnologia, Campus Universitário – Camobi – Santa Maria – RS - Brasil{fernando.pires.barbosa@gmail.com, andrea@inf.ufsm.br}








Abstract. Cloud Computing has becoming a buzzword e has been on top of discussions involving CIOs around the world by promising to be a new paradigm that will change the way we build and use software. As a new term, Cloud Computing is still confuse and this can be assigned to its similarity to older paradigms that has already been established, likeGrid Computing. This paper presents the similarities and differences over Grid and Cloud Computing and concludes by pointing the applications that most fill into each paradigm and listing some points where the both paradigms can cooperate to improve their capacities.


Resumo. O termo Cloud Computing vem sendo divulgado cada vez mais e vem chamando atenção dos profissionais de TI com apromessa de ser um novo paradigma que irá mudar a forma como os softwares são construídos e comercializados. Por ser novo, o termo Cloud Computing ainda causa muita confusão, principalmente devido a sua semelhança com outros paradigmas mais antigos e já estabelecidos, como Grid Computing. Este artigo apresenta um comparativo entre Grid Computing e Cloud Computing, evidenciando suas semelhanças ediferenças e conclui apontando as aplicações mais propícias para cada um dos paradigmas e indicando pontos onde os dois paradigmas podem se beneficiar mutuamente através da exploração dos seus pontos fortes.



1. Visão Geral


O surgimento de novos termos, conceitos e tecnologias é uma constante na área de ciência da computação. Eventualmente estas novidades resultam em um novo paradigma quemodifica a forma com a qual estamos habituados a pensar.

Em situações como esta é grande a busca por informações que esclareçam os conceitos e tecnologias que impulsionam o novo paradigma. Em um primeiro momento, por haver pouca informação disponível, as pesquisas da comunidade científica estão focadas em produzir material teórico que estabeleça os conceitos sobre as tecnologias relacionadas.

Otermo Cloud Computing se encontra nesta situação. É um novo paradigma que poderá mudar a forma como pensamos a computação. O termo vem sendo cada vez mais utilizado e a procura por informações sobre ele vem crescendo nos últimos anos, como pode ser visto na Figura 1.

[pic]

Figura 1: Comparação de pesquisas sobre Grid Computing e Cloud Computing no Google Trends

O termo Cloud Computing jáfoi definido por vários autores. Apesar disso – e também por causa disso – ainda há confusão entre esse termo e outras tecnologias disponíveis atualmente. Uma das confusões que se faz envolve os termos Cloud Computing e Grid Computing.

Este artigo aborda as diferenças e semelhanças entre esses dois termos, direcionando sua pesquisa para identificar pontos de convergência entre os doisparadigmas.

A seção 2) apresenta uma definição de Cloud Computing e Grid Computing, além de relacionar, de forma resumida, outros conceitos relativos a computação de alto desempenho, como multicore, multiprocessor e cluster, finalizando com uma explicação de como esses conceitos podem ser utilizados em conjunto dentro de uma arquitetura.

A seção 3) explora as semelhanças e diferenças entre CloudComputing e Grid Computing e a seção 4) conclui sobre os tipos de aplicações que são mais indicados para utilização em cada um dos paradigmas, bem como indica resumidamente alguns pontos onde uma tecnologia pode se beneficiar da outra.

2. Conceitos Relacionados


2.1. Conceitos Básicos Relacionados a Computação de Alto Desempenho


Multicore: é um ambiente de processamento que possui dois...
tracking img