Artigo cintífico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO / ANGICOS-RN
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PROFESSORA: ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO

Gerson Laurentino de Souza Neto

ARTIGO CIENTÍFICO

ANGICOS-RN
2010
A LEITURA NA COMPREENSÃO DO MUNDO E NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

Gerson Laurentino de Souza Neto
Discente do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal Rural doSemi-Árido – Campus Angicos/RN
E-mail: gersonlsneto@hotmail.com / gerson_neto_rn@yahoo.com.br

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Compreensão. Formação.

ABSTRACT: This article, entitled "Reading in understanding the world and in shaping the individual," will educate readers about the importance of the reader while forming the character of individuals and as a helper in understanding whatsurrounds them. In addition to emphasizing the important role of parents in the generation of pleasure in reading.
KEYWORDS: Reading. Understanding. Shaping.

1.0 INTRODUÇÃO

Sabe-se que nas últimas décadas, vem se instalando no cenário educacional um processo amplo de discussão acerca do papel da leitura no contexto escolar. E entre os aspectos analisados, destaca-se a preocupação com o quepodemos conceituar como leitura. Cremos que clarificar esse conceito teoricamente, deva ser o ponto de partida para que se possa instaurar qualquer reflexão concernente à dinâmica metodológica utilizada em sala de aula pelo professor. Por outro lado, é a prática cotidiana, por si só, reveladora de concepções teóricas que embasam as ações pedagógicas efetivadas.
Nesse sentido, estabeleceremos umdiálogo com o texto A importância do ato de ler (FREIRE, 2008), já que essa obra é considerada um marco referencial no cenário educacional, principalmente quando a ela associamos ao permanente desejo de melhor compreender a leitura.
É com base no conceito proposto (FREIRE, 2008, p.11), onde diz que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, percebemos que há nesses dois posicionamentos umainteração, em que o autor nos apresenta com extrema riqueza a importância do respeito às experiências vivenciadas pelos alunos.
Dessa forma, embasaremos a partir de agora este trabalho na perspectiva de discutirmos, do ponto de vista teórico e prático, as implicações pedagógicas resultantes da utilização ou não do universo linguístico do aluno na conquista da leitura no espaço escolar.2.0 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
1 - O UNIVERSO DO LEITOR

Paulo Freire, em sua obra A importância do ato de ler, nos relata que começou a ser alfabetizado com a ajuda de seus pais no quintal de sua casa, à sombra das mangueiras, usando como quadro negro o chão e como giz gravetos, escrevendo as palavras de seu mundo e não do mundo maior de seus pais.O autor, seguindo sua experiência alfabetizadora ao mesmo tempo em que expõe suas vivências, dá o testemunho renovado de sua compreensão do significado da educação no contexto da existência social e individual dos homens, numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade, ou seja, linguagem e realidade se prendem dinamicamente.
Assim, o alfabetizando,além de ser o sujeito desse processo, contribui no ato com sua criatividade e responsabilidade na construção de sua linguagem escrita e na leitura dessa mesma escrita, expressando a sua real linguagem, seus anseios, seus sonhos.
Nessa perspectiva, o aprendizado da Língua pelo educando deveria vir carregado da significação de suas experiências existenciais e não asdo educador. Freire (2008, p.20), conclui que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas também por outra forma de escrevê-lo, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.
Dessa forma, a leitura passa a ser compreendida num sentido amplo, independente do contexto escolar, ultrapassando as barreiras do texto escrito,...
tracking img