Artigo cietifico - carga cognitiva - modelo srk de rasmussen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia – carga cognitiva: modelo SRK de Rasmussen
Arilson da Silva Martins¹ Martins.arilson@gmail.com Dayana Priscila Maia Meja² Pós-graduação em Ergonomia: Saúde, Segurança e Otimização de Processo – Faculdades Ávila

Resumo Esse artigo apresenta a utilização do modelo SRK de Rasmussen como uma ferramenta para quantificação da carga cognitiva em uma análise ergonômica do trabalho – AET.Sendo que o modelo de Rasmussen foi adaptado para ser utilizado em qualquer tarefa, sendo ela simples ou complexa. A princípio a metodologia deste trabalho apresenta e possibilita o entendimento da aplicação do modelo SRK de Rasmussen para levantamento da carga cognitiva sendo está utilizada para: 1) Levantar as cargas cognitivas das tarefas sendo sua principal finalidade contribuir com outrasferramentas para a boa identificação dos riscos ergonômicos cognitivos na atividade; 2) Auxiliar na elaboração de propostas eficazes quanto aos riscos levantados na Analise Ergonômica do Trabalho - AET; e 3) Contribuir com a melhoria da qualidade dos postos de trabalho e da qualidade nas atividades executadas pelos colaboradores. O modelo SRK de Rasmussen muito contribui na identificação das cargascognitivas das atividades em que fora aplicado, auxiliando para a formatação dos programas de treinamento, e com a utilização destas informações pode definir os treinamentos que melhor atenderiam a demanda de trabalho e tornaria a exposição cognitiva mais confortável para os colaboradores. Palavras-chave: Ergonomia; Cognitivo; Rasmussen.

1 INTRODUÇÃO O termo carga cognitiva é usado para definir astarefas tais como o controle de processo, o diagnóstico médico, a elaboração de projetos, a gestão e o planejamento da produção, a programação de computadores. Todas as tarefas citada tem algumas características em comum, tanto ao nível cognitivo quanto ao nível dos ambientes de trabalho nos quais e para os quais elas foram desenvolvidas. Para a ergonomia cognitiva, essas tarefas solicitamdiferentes tipos de soluções para os seus problemas tais como: a tomada de decisões, o planejamento; o desenvolvimento das atividades, a antecipação, a monitoração e a elaboração de cálculos mentais. No que tange os sistemas nos quais, e para os quais essas tarefas são desempenhadas, elas tem as seguintes características: - elas são constituídas de muitos componentes e fatores que se relacionam entre esi, que interagem e que mudam de valor a cada momento; - podem ocorrer eventos em momentos indeterminados e a natureza do problema a ser resolvido pode mudar.

_____________________________
¹ Pós-graduando em Ergonomia: Saúde, Segurança e Otimização de Processo – Faculdades Ávila. ² Orientador: Fisioterapeuta Especialista em Metodologia de Ensino Superior e Mestranda em Bioética e Direito emSaúde.

2 - Há incerteza quanto ao momento em que um ou mais eventos podem ocorrer, e quanto à gravidade das mudanças que eles podem trazer ao sistema de trabalho; - Existem múltiplos objetivos quantitativos e qualitativos a serem alcançados, freqüentemente conflitantes, entre os quais não há uma hierarquia pré determinada; - As tarefas podem impor severas restrições de tempo aos colaboradores,podem ocorrer erros humanos com graves conseqüências, e elas podem ser arriscadas. Podemos ressaltar que a dificuldade das tarefas com cargas cognitivas são devidas tanto à complexidade do processo necessário à execução das tarefas quanto à complexidade do ambiente dentro do qual e para o qual elas são executadas. 2 ERGONOMIA COGNITIVA A ergonomia cognitiva trata o ajuste entre as habilidades e aslimitações humanas englobando todas as relações mentais existentes na execução e para a execução de uma tarefa sendo esta tarefa simples ou complexa. Segundo Cañas & Waerns (2001) a ergonomia cognitiva visa analisar os processos cognitivos implicados na interação: a memória (operativa e longo prazo), os processos de tomada de decisão, a atenção (carga mental e consciência), enfim as estruturas e...
tracking img