Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas as mulheres empreendedoras restringiam-se, na maior parte, a administrar salões de beleza, cosméticos, pequenas lojas de roupas ou outros estabelecimentos que reuniam principalmente mulheres. Mas esta característica vem mudando cada vez mais nos últimos anos, e as mulheres vêm ampliando o leque de suas ações empreendedoras, como será visto nas páginas a seguir.Importante neste contexto considerar que as características de empreendedores e empreendedoras geralmente são semelhantes, porém as mulheres diferem em termos de motivação, habilidades empresariais e históricas profissionais. As características e da mulher empreendedora serão analisadas a seguir, iniciando-se pelo conceito de empreendedorismo, surgimento do empreendedorismo no Brasil, crescimentodas mulheres empreendedoras no Brasil, dificuldades e desafios encontrados pelas mulheres ao longo da vida profissional e pessoal, áreas em que as mulheres empreendedoras estão atuando, por último, as conquistas históricas femininas.
Para a realização do presente trabalho, o grupo realizou um estudo bibliográfico sobre o tema, com o objetivo de analisar o perfil com base nas característicasempreendedoras das mulheres em casos de sucesso.

2 CONCEITUANDO EMPREENDEDORISMO

”Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship, utilizada para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e seu universo de atuação” (MELO NETO; FROES, 2002)”.

Num contexto econômico marcado pela instabilidade, pelaacirrada competitividade e pela crescente taxa de desemprego, o empreendedorismo surge como uma alternativa para aqueles que desejam e/ou necessitam criar um negócio próprio, deixando de respeitar o sistema de trabalho convencional. É uma consequência das mudanças tecnológicas e da sua rapidez, sendo um grande propulsor da economia. Atua eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtandodistâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e, principalmente, transformando a organização e criando valor econômico.
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que em conjunto leva à transformação de ideias em oportunidades. E dessas oportunidades leva a criação de um negocio de sucesso. Para otermo “empreendedor” existem muitas definições. Segundo SCHUMPETER (1949 apud DORNELAS, 1971, p.22), “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização de novos recursos e materiais”.
Para Robbins (2000, p.9) “[...] eles tendem a ser tipos independentes que preferem [...]
definir metas ealcança-las por seus próprios esforços. Valorizam a autonomia e particularmente não gostam de ser controlados”.
Para Kirzner (1973), o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulências, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. Por mais diversas que sejam as definições, todas afirmam que empreendedor é um convictoidentificador de oportunidades, sendo um individuo curioso e atento às informações.
De acordo com Dornelas (2001, p.27) empreendedor é "aquele que assume riscos e começa algo novo”.

3 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

O movimento de empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como o SEBRAE foram criadas. É um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresáriobrasileiro, que busca junto a essa entidade todo o suporte de que precisa para iniciar sua empresa. Segundo o resultado do primeiro relatório executivo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2000), o Brasil apareceu como o país que possuía a melhor relação entre o numero de habitantes e adultos que começavam um novo negocio, ou seja, o total dessa população: 1 em cada 8 adultos. Em 2007, o...
tracking img