Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO I

INTRODUÇÃO

A motivação para o seguinte tema relacionado aos equipamentos de proteção individual se deu por perceber que muitos profissionais da área de saúde, ficam expostos a contaminação e a desenvolver determinadas patologias por não usarem os equipamentos de proteção individual ou ainda pela sua utilização incorreta. Assim sendo procuramos nesse trabalho demonstrar osequipamentos de proteção individual e sua correta utilização de acordo com as situações e procedimentos no ambiente pré-hospitalar e intra-hospitalar.
A equipe de enfermagem são os que mais permanecem em contato físico com os pacientes e estão mais vulneráveis ao risco de infecção, por isso todo procedimentos executado deve ser feito com cautela, segurança, atenção e conhecimento.
Uma dascategorias ocupacionais de saúde que é sujeita á exposição por material biológico é a enfermagem. A grande quantidade de funcionários da saúde expostos se dá pelo contato direto na assistência, aos pacientes e também ao tipo e à freqüência de procedimentos realizados no dia a dia. (Nishide, 2004)
Outros tipos de acidentes de trabalho envolveram, em geral os contatos com sangue, fluídos corpóreos eexcretos, que ocorrem por causa da exposição dos funcionários às cargas biológicas e suas atividades freqüentes com pacientes gravemente enfermos. (Nishide, 2004)
Assim para evitar o risco de contaminação os profissionais de saúde devem conhecer e adotar medidas de precaução no seu cotidiano, sendo então essas mediadas adotadas para diminuir o risco de contaminação e expansão dos agentes patógenos,com o objetivo a utilização dos EPIs no cenário de emergência.

A relevância deste estudo se justifica pelo grande risco que os profissionais da área de saúde podem se contaminar e contaminar o paciente, e o descaso do uso correto dos equipamentos de proteção individual. Podendo também mostrar quanto o profissional de saúde pode estar interferindo na diminuição de doenças (infecção hospitalar),na vida desses pacientes conhecendo os EPIs e a sua utilização correta.

METODOLOGIA

Esta pesquisa é um estudo descritivo, com a utilização do método de revisão bibliográfica, a fim de realizar uma revisão sistemática sobre praticas educativas, na realização do conhecimento e do uso correto dos equipamentos de proteção individual.
No caso do presente estudo, os materiais bibliográficosconsultados são livros de referência, publicações periódicas de revistas de enfermagem e materiais impressos na internet, que dissertam sobre a temática proposta.
Período de coleta de 06/03/2010 á 02/10/2010, foram pesquisados no total 274 artigos sendo que em português 162, utilizados apenas 8.
Para seleção dos artigos definidos foram utilizado critério de inclusão, artigos publicadosem português do ano de 2003-2010, com base de dados como: Medline ( National Library of Medicine), Scielo, Bireme e Lilács ( Literatura Latino Americano). Assim procurando ampliar o âmbito da pesquisa e para critério de exclusão artigos em outros idiomas e com ano anterior a 2001.
As palavras-chave utilizadas foram emergência, equipamentos de proteção, infecção hospitalar. A busca foirealizada pelo acesso on-line, com amostra final constituindo de 8 artigos.




RESULTADOS E DISCURÇÕES

O tema abordado está relacionado aos cuidados com profissionais de saúde, pacientes e sua segurança nas precauções padrão. Tendo assim a importância do conhecimento e do uso correto dos EPIs.
A quantidade de trabalhadores de enfermagem, particularmente que tem no contexto hospitalar, permanece24 h com o paciente, em uma grande maioria executa o cuidar dentro da perspectiva do fazer, se expondo a vários riscos, assim podendo adquirir doenças. (Bulhões)
Podemos dizer que a lavagem das mãos continua sendo a medida preventiva mais importante, que reduz o risco da transmissão de microorganismos do profissional de saúde para o paciente e de um sítio para outro no mesmo paciente,...
tracking img