Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
DAS FARMÁCIAS DO MUNICÍPIO DE MACHADO-MG

Alessandro Fernandes(
Juliana Mafra Salgado Andrade((

INTRODUÇÃO. 2 REFERÊNCIAL TEÓRICO. 2.1 Conceito de estratégia.

2.1.1 Importância da estratégia nas organizações. 2.2 Competitividade

2.3. Fatores críticos de sucesso. 2.4 Análise SWOT. 2.5 Longevidade.
2.6 Micro e pequena empresa.2.6.1 Importância das micro e pequenas empresas. 2.6.2 Dificuldade enfrentada pelas micro e pequenas empresas.
2.7 Setor farmacêutico. 3 METODOLOGIA. 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO.
4.1 Características gerenciais das empresas em estudo. 4.2 Discussão.
5 CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. APÊNDICE

RESUMO: Para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e turbulento é necessário, a qualquer organização,buscar um diferencial que a garanta ser melhor que os seus concorrentes. Este diferencial são os Fatores Críticos de Sucesso, os fatores-chave ou os aspectos em que ela não pode deixar de atender, mesmo estando negligenciando outros, pois são essenciais para o sucesso do negócio. Levam à sobrevivência da organização no longo prazo, aqui denominada longevidade. Essa pesquisa teve como objetivofazer um estudo sobre as estratégias usadas pelas cinco farmácias mais antigas de Machado-MG, para identificar os Fatores Críticos para o sucesso e longevidade dessas empresas. Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa embasada em entrevistas com roteiro semi-estruturado. Verificou-se que, como não existe uma diferença notável entre as empresas estudadas, e todas estão conseguindo alcançar alongevidade, a tradição é um fator crítico de sucesso, leva a fidelização dos clientes, garantindo a longevidade dessas organizações.

Palavras-chave: Sucesso e longevidade. Estratégias. Farmácias.

1 INTRODUÇÃO

A competição se intensificou de forma assustadora ao longo das últimas décadas, em praticamente todas as partes do mundo. Não faz muito tempo, a competição era quase inexistente emmuitos países e em vários setores e, mesmo quando existia concorrentes, a rivalidade era menos intensa.
Com a globalização, os mercados têm se tornado mais competitivos, uma vez que os clientes passam a ter mais opções e a ser mais exigentes, tendo um maior acesso a informações e maior facilidade na aquisição de novos produtos.
Para manter a competitividade as empresas passamatualmente por um processo de adaptação, onde a eficiência nas tomadas de decisões irá garantir sua sobrevivência no mercado. Isso porque o seu ambiente interno e externo está cada vez mais agitado, necessitando assim as empresas de uma constante atenção para suas atividades, buscando sempre se manter competitiva.
O setor farmacêutico não está fora desse contexto de transformações de mercado. Apartir do plano real e da conseqüente estabilização da moeda, muitas pessoas que antes não consumiam medicamentos passaram a cuidar mais da sua saúde. Brasil se entope de remédios, país é coonsiderado o quarto mercado mundial de medicamentos e bate o recorde no consumo de anfetaminas.
Esse aumento no consumo de medicamentos tem levado cada vez mais pessoas às farmácias em busca de produtosque possam sanar suas necessidades, tendo assim este mercado grande potencial para crescimento.
Sendo assim, é exigido das farmácias um alto nível de competitividade para que possam sobreviver. No entanto, o que se percebe é que a grande maioria das empresas do varejo de produtos farmacêuticos continua a se utilizar principalmente dos mecanismos convencionais de comunicação e vendas, noprocesso de influenciar sua clientela.
O empreendedor, para ser bem sucedido no mundo de hoje, precisa observar as forças do mercado e se preparar para se manter nele em posições financeiras e econômicas, mesmo que isso seja feito de forma inconsciente.
Este artigo tem como objetivo geral diagnosticar os fatores críticos para o sucesso e para a longevidade de farmácias e drogarias no...
tracking img