Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CARLOS NASCIMENTO

O LIVRO DIDÁTICO À LUZ DA LEI 10639/03

Mariana
2012

FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA

CARLOS NASCIMENTO

O LIVRO DIDÁTICO À LUZ DA LEI 10639/03

Artigo apresentado à disciplina Metodologia de Pesquisa da Faculdade de Engenharia deprodução - FEMAR.

Mariana
2012

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade a análise do livro didático “História – conceitos e procedimentos” da 6ª série do ensino fundamental de DREGUER, Ricardo e TOLEDO, Eliete à luz da Lei 10.639/03. Isto, em virtude da grande dificuldade enfrentada pelos profissionais da educação em colocar a lei em prática. A análise deste livro se caracteriza como umfato de suma importância, pois, trata-se de um dos materiais didáticos mais utilizados em sala de aula. Ao término deste trabalho, pode-se reconhecer a importância do livro didático, entretanto, convém não colocá-lo no centro das atenções, pois, ele configura-se apenas como um instrumento de apoio, passível de questionamentos e complementação, ao lado de tantos outros recursos disponíveis aoprofissional da educação. Para a realização deste trabalho, foi utilizada uma série de fontes como textos clássicos sobre a temática, (SILVA, 2005), livro didático, notícias de jornais, artigos disponíveis na internet e textos de (FLORESTAN, 1972), (CHAUÍ, 1980) e (QUEIROZ, 1977).

Palavras-chave: livro didático; lei 10.639/03; cultura Afro-Brasileira; História.

INTRODUÇÃO

A partir da entradaem vigor da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira, as instituições e os estabelecimentos de ensino, tanto público como privado, encontram-se diante do desafio de colocar em prática tal lei.
Ela não surgiu do acaso, pois, a população brasileira é fruto de uma intensa miscigenação e, uma das raças que mais influenciou esse processo foi à negra. Aherança negra foi e é determinante em vários aspectos cotidianos da cultura nacional. A alimentação, a forma de vestir e a música são alguns dos elementos que se pode verificar.
Esta lei tem por objetivo resgatar e divulgar a contribuição do povo negro em todas as etapas da História do Brasil.
Definitivamente, este é um dos maiores problemas para a execução desta lei, pois, há umdesconhecimento muito grande sobre a história, a cultura e a organização social e política do continente africano. As universidades pouco oferecem na formação dos docentes e as raras bibliografias sobre o assunto dificultam ainda mais o trabalho de um professor.
A visão “eurocêntrica” sempre foi um dos maiores entraves do ensino de História no Brasil, pois, renega a História da África a migalhas, ou mesmo adetalhes quase sempre imperceptíveis ao prisma educacional. Assim, a história aproxima-se da Europa e distancia-se da África, criando uma percepção de falta de importância.
A historiografia brasileira também contribui para este processo, visto que, parte das
obras produzidas tratam da escravidão e esquecem da origem dos negros. Uma revisão historiográfica será necessária para que a lei possaser colocada em prática com sucesso, principalmente, no que diz respeito aos livros didáticos, que, mesmo questionados, ainda permanecem norteando boa parte das aulas de Historia no Brasil.
Este ensaio objetiva analisar como a História da África e da cultura negra é representada em um livro didático do Ensino fundamental, editado para atender a rede pública neste ano de 2008, isto a quase 5anos após a promulgação da lei.
A análise abordará o papel do livro didático no processo educativo da disciplina História, bem como, o problema enfrentado pelos professores para a colocação da lei em prática, visto que, a grande maioria não teve formação acadêmica condizente ou mesmo recursos bibliográficos ou material básico como suporte para a realização do trabalho em sala de aula.
O...
tracking img