Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Informação no Brasil: uma análise dos artigos científicos dos anos 90
 
 
Norberto Hoppen

RESUMO
Este artigo apresenta uma avaliação do estado da arte da área de conhecimento de Sistemas de Informação, no Brasil, a partir da análise de 163 artigos publicados entre janeiro de 1990 e setembro de 1997, em revistas científicas de Administração. Para tanto, analisaram-se os temasabordados nos artigos, as estratégias e as metodologias de pesquisa utilizadas nas pesquisas empíricas, e avaliou-se a qualidade destas pesquisas. Constatou-se que ainda existe forte proporção de ensaios teóricos publicados (41% no período 1990-7 e 34% no período 1996-7), que há um predomínio de temas sobre desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação no Brasil, que as pesquisas qualitativas (osestudos de caso) e as pesquisas survey são as metodologias utilizadas em 72% das pesquisas empíricas; a qualidade científica dos artigos ainda é baixa, em razão da não explicitação de como as teorias de base são operacionalizadas, da descrição incompleta dos procedimentos metodológicos e da não validação dos instrumentos de pesquisa.
Palavras-chaves: sistema de informação; pesquisa; avaliação.ABSTRACT
An evaluation of the state of the art in the Information Systems domain, in Brazil, is presented in this article. The assessment was obtained by the analysis of 163 articles published between January 1990 and September 1997 in the most important scientific journals in Administration. The analysis was based on the classification of the subjects, developed in the articles, on theresearch strategies and methodologies adopted in the empirical researches and on the assessment of the scientific quality of the articles. The results showed that (1) there is a strong proportion of theoretical essays published (41% in the period 1990-7 and 34% in the period 1996-7), (2) the most important subjects studied by the authors are development and use of IS in Brazil, (3) qualitative research(cases studies) and survey are the more frequently adopted research methodologies (in 72% of the empirical studies), and (4) the scientific quality of the articles is low. Because the link between theory and the operationalization of the variables is not elicited, the methodological procedures are incompletely described, and the research instruments are not validated.
Key words: informationsystem; research; evaluation.

 
 
INTRODUÇÃO(1)
A área de Sistemas de Informação (SI) tem-se expandido e evoluído continuamente em razão das mudanças e do impacto econômico que produz nas organizações e na sociedade, e também em função da evolução da própria tecnologia de informação. Para que esta área temática se consolide efetivamente como área de conhecimento, temas específicos devemconstituir o objeto de estudo, e o uso de metodologias científicas, normalmente emprestadas de outras disciplinas, devem ter uma aplicação apropriada.
Os estudos já realizados no Brasil, com o propósito de mapear interligações de temas na área de SI, através de uma análise de citação (Silveira Jr. et al., 1996) e analisar estratégias de pesquisa na área, através da análise da adoção do paradigmainterpretativo (Rodrigues et al., 1998), não permitem ter uma visão mais ampla e completa da disciplina.
Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o estado da arte da área de conhecimento de SI, no Brasil, a partir da análise de artigos publicados em revistas científicas (considerando os Anais do ENANPAD como tal) nos anos 90. Para tanto, três elementos de análise são utilizados: omapeamento dos temas abordados nos artigos, a sistematização das estratégias e das metodologias de pesquisa utilizadas pelos autores nas pesquisas empíricas, e a avaliação da qualidade destas pesquisas, em termos de suas forças e fraquezas. A avaliação dos artigos científicos produzidos no Brasil na área de SI permitirá direcionar mais claramente as estratégias e os temas estudados em pesquisas...
tracking img