Artigo cientifico - o corpo fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O ser humano, sem dúvidas, é um ser comunicativo e social, seja com linguagem verbal ou não verba e o livro “O Corpo Fala” nos faz entender um pouco mais sobre a linguagem do nosso corpo. Através de gestos inconscientes e conscientes o corpo revela uma fascinante linguagem, é um centro de informações para nós mesmo, pela linguagem do corpo você pode dizer muitas coisas aos outros.Objetivo

Proporcionar a melhor compreensão sobre o linguagem corporal, que é não é nada mais do que a comunicação sem palavras, com gestos.

Metodologia

Livro “O corpo fala” de Pierre Weil e Roland Tompakow.

Justificativa

Este trabalho foi solicitado pela professora Alípia Ramos de Comunicação Social, a fim de complementar nota da P1.

1 CONVITE A UM PASSEIO

O corpo humanorevela uma fascinante linguagem através dos gestos inconscientes, até uma nova ciência surgiu: A cinésica, para estudar o significado destes para a vida como um todo. O numero de informações passadas entre pessoas através desta linguagem corporal é algo em torno de 10000 “BITS” incluindo todas as mudanças possíveis: Som, imagem, temperatura, tato, odor, etc... Para um melhor entendimento, osautores de presente estudo, fizeram uma comparação com três animais: a águia, o leão e o boi.
Palavras-chaves: Ciência. Cinésica. Linguagem. Comparação.

Caroline Silva Pontes de Matos
2 OS SÍMBOLOS

A medida em que o homem primitivo passou a perceber o mundo a sua volta, ele começou a interpretar o que via por meio de símbolos, gestos e atitudes para compreensão de todos. Usando a esfinge como amais antiga linguagem corporal e a partir dos três animais - Águia, leão e boi – é possível fazer uma comparação com as atitudes e o significado nos homens. O boi é relacionado ao abdome, representa a vida vegetativa. As pessoas se colocam com este órgão mais acentuado quando avistam alimentos. Por exemplo, na vida sexual mulheres rebolando e homens com os dedos polegares no cinto e apontadospara baixo. Segundo a linguagem corporal tem significados para serem apreendidos. O leão ao tórax, da esfinge indica vida emocional, laser comparado nos homens. Outro exemplo a pessoa vaidosa, tórax proeminente. Porem tudo depende da situação. Há atitudes extremas, de conflito não recomendável a julgar. Ate a respiração mostra, para aquele que sabe ler o corpo, o que verdadeiramente esta sentindo emcada contexto ou relacionamentos. A águia representa a cabeça e indica o estado de controle do corpo pela mente. Cabeça erguida e cabeça baixa, dois gestos opostos que podem indicar prepotência e submissão. Diferente de nós ocidentais, que focamos a atenção mais na cabeça, o povo oriental representa nos seus símbolos o corpo humano por inteiro. Como um todo, observamos que em um simples gestopodem haver varias trocas e interações, a saber: Alguém lhe oferece um doce, seu abdome avança, ou seja, sinal de aceitação; Suas mãos recusam, a cabeça sorridente avança para o prato. Portanto, são variações de intensidade que a linguagem do corpo apresenta.
Palavras-Chaves: Símbolos. Abdômen. Cabeça. Tórax. Gestos. Intensidade.

Luiz Felipe Couto Barreto

3 PERCEBER EM VEZ DE OLHAR

Por meioda observação, baseada no conhecimento apresentado na esfinge e com os três animais: Águia, boi e leão, já começam a ser possível decifrar o corpo falando nas pessoas a nossa volta, mas também há de se ter cuidado, pois perceber é diferente de olhar. Só com a prática podemos ler as várias atitudes corporais, o que será de grande proveito na vida cotidiana das pessoas.
Palavras-chaves: Observação.Decifrar. Proveito.

Roberta Santos Moura
4 ANALISE DE UM SORRISO

Na linguagem não verbal, pode-se dizer que as expressões faciais são de suma importância visto que o rosto é um transmissor de emoções. Mesmo que elas sejam na maior parte do tempo breves, como numa fração de segundo, são de extrema significância. São indícios inegáveis que se expõem até mesmo antes da pessoa reagir...
tracking img