Artigo cientifico, Vandre Gomes es da silva. Qualidade na educação e a ideia de uma formação pública. Revista Brasileira de Educação pedagógico. Set./dez.2009 - 547-570 p.

2195 palavras 9 páginas
Resenha
Qualidade na educação e a ideia de uma formação pública.

O artigo chamou a atenção pelo fato de que seu tema: “qualidade na educação e as ideias de uma formação pública”, vem sendo um tema muito discutido. E será utilizado como um material complementar para chegarmos a uma conclusão do assunto.
O artigo relata localizar a educação como um caráter exclusivamente utilitário ante as demandas e necessidade de uma sociedade de consumo, uma formação escolar pública teria dupla responsabilidade: a preservação das tradições de conhecimentos e formas da vida de um mundo preexistente.
O primeiro assunto abordado por Vandré Gomes, escreve sobre o esforço para melhorar a “qualidade” da escola pública, propostas preocupadas em como obter melhor qualidade do que propriamente um debate preliminar e público acerca do significado e da abrangência do que quer disser esse conceito. Desta forma o tema qualidade na educação parece ganhar amplo interesse e relevância, assim visando os resultados socialmente valorizando e viabilizando melhor qualidade no ensino público. Assim não é uma simples avaliação de qualidade de educação e sim compreender o valor de alta grandeza o resultado da aprendizagem, a questão fundamental não diz a respeito do quanto, mas sim o que irá fazer e como irá fazer para ensinar, isso é uma previa definição para a qualidade esperada de uma educação pública. Neste artigo busca refletir o que é essencial para a existência e o que faz parte do conteúdo da educação. É o caráter político que tem como a obrigação própria de determinar a função ou atividade do sentido da ação escolar.
No segundo tema é abordado a assunto, “qualidade do ensino ou qualidade na educação”, a análise do conceito de qualidade no campo educacional apresenta uma variação interessante, lançam mão do termo “ensinar” de forma equivalente ao de “educação”, mas se o uso desse expressão não está clara é comum, não é de forma alguma que não faz parte da relação ao tópico em questão a

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas