Artigo cientifico transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A logística tem ganhado grande destaque no mundo atual devido à globalização. Um profissional dessa área é um dos mais bem remunerados atualmente. Para as empresas, esse é um fator competitivo, pois é necessário garantir a integridade da mercadoria e prazos de entrega de modo que se ganhe a confiança do cliente. Neste artigo, será abordada a logística no ambiente industrial ondepode-se verificar a presença de todos os componentes integrantes da logística: desde a matéria- prima até o consumidor final.
Palavras- chave: logística, materiais, distribuição

1 INTRODUÇÃO

Uma das origens da palavra logística pode ser encontrada na sua etimologia francesa, do verbo loger, que significa alojar e se constitui num termo de origem militar. A logística foi desenvolvida com afinalidade de colocar os recursos certos no local certo, na hora certa, com um só objetivo, o de vencer batalhas. No decorrer da história, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou pela falta dela. A logística não era só armazenar suprimentos e armas era definida como a “arte de movimentar exércitos” onde há estratégia, transporte e preparativosadministrativos com o objetivo de movimentar e sustentar as forças militares.

Em 481 a.C. o exército Persa foi o primeiro a utilizar uma grande frota de navios de transporte em uma expedição contra os gregos, com planejamento logístico. Esse fato inspirou conquistadores como Júlio César, Napoleão, Alexandre O Grande e outros.

Alexandre O Grande já usava nas suas guerras o planejamento logístico: neleincluía o uso de engenheiros, contramestres, equipe de estudos estratégicos, cavalaria e infantaria. Essas equipes tinham a função de analisar como destruir a resistência das cidades a serem atacadas; comprar mantimentos armazená-los e conservá-los em pontos estratégicos do trajeto das tropas; planejar tempo de deslocamento e distâncias a serem alcançadas diariamente e desenvolver novas armas decombate. Tudo isso permitiu que seu exército fosse o mais móvel e rápido da época. (SAMPAIO,2008)

Há alguns anos atrás, o termo logística era associado ao transporte de mercadorias ou distribuição física. Mas o conceito desse termo evoluiu, e uma nova concepção muito mais abrangente entra em vigor, onde passa a existir a integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento elayout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, nascendo um novo conceito que é conhecido como supply chain ou logística integrada. ( COLLA,2003).

De acordo com o Council of Logistics Management “logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias,serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”.

1.2 SUBSISTEMAS DE ABORDAGEM LOGISTICA

1.2.1 Logística Empresarial

Assim como era feito nas guerras, a logística era utilizada como estratégia militar , atualmente era tem sido utilizada nas empresas para que se tenha vantagem competitiva sobre osconcorrente e conquiste o seu mercado consumidor.A função da logística empresarial é gerenciar o funcionamento da logística integrada que engloba a realização de forma eficiente e ágil , o fluxo de materiais que vai dos fornecedores e atinge os consumidores garantindo a sincronização com o fluxo de informações que acontece no sentido contrário.

O modo como a logística vem sendo aplicada edesenvolvida, no meio empresarial e acadêmico, denota a evolução do seu conceito, a ampliação das atividades sob sua responsabilidade e, mais recentemente, o entendimento de sua importância estratégica.
A logística empresarial, como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e...
tracking img