Artigo cientifico ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Segurança de redes wireless[1]

Orientador:
Componentes:


RESUMO
O desenvolvimento dos computadores dentro de nossas casas aumentou o numero de redes sem fio dentro de casa e dentro das empresas.
Contudo é muito fácil de encontrarmos uma rede que não esteja protegida tanto por senha tanto via endereço mac.
Neste artigo iremos orientar qual o melhor modo de
Palavras-chave: Computaçãoverde. Sustentabilidade. Tecnologia da Informação.


1 Introdução

Nos últimos anos, a Tecnologia da Informação passou por grandes transformações. Os softwares evoluíram e passaram a ter interfaces gráficas muito bem elaboradas, os sistemas operacionais estão consumindo cada vez mais recursos de memória, vídeo e processador do que antes, as aplicações via rede aumentaram, e entraram em cenaos PC´s (Personal Computers), computadores com processamento próprio e armazenamento em disco. Com toda esta modernização, tanto na parte de hardware (processadores, discos rígidos, memórias) e software (sistema operacional, programas e aplicativos), temos hoje em dia, incríveis máquinas com grande poder de processamento desenvolvidas para um uso otimizado do sistema.
O número de PC's fabricadose vendidos desde então cresce ano após ano. Grandes corporações, pequenas empresas e usuários domésticos começaram a comprar máquinas ultramodernas, com processadores e placas de última geração. O rápido progresso da TI gera então uma série de problemas a serem enfrentados: a rápida obsolescência dos equipamentos, o que fazer com os resíduos eletrônicos empilhados em depósitos e aterrossanitários, o aumento do preço, do consumo e o desperdício de energia elétrica, aquecimento global, entre outros.
Diante de tais questões, surge então o conceito Computação Verde, que é um conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial o uso da computação. Este estudo tem por finalidade pesquisar, nos diversos ramos da Tecnologia da Informação, as iniciativas que estão sendo tomadascapazes de prover a sustentabilidade no uso da computação.
Os objetivos são avaliar recursos de software e hardware no que tange à redução do consumo de energia, quais as medidas estão sendo tomadas por empresas nesse sentido, pesquisar e apresentar as normas e regulamentos para Computação Verde e identificar soluções referentes à redução e reciclagem dos resíduos tecnológicos gerados pelaTI.
Esta pesquisa se propõe a levantar e discutir o papel que a área de TI representa para as questões ambientais e o seu respectivo passivo. Diante dos problemas demonstrados, qual será o custo desta corrida à tecnologia para o meio ambiente daqui a 10 ou 20 anos, por exemplo? É possível manter o desenvolvimento da TI com a preservação do meio ambiente?


2 Desenvolvimento

2.1Fundamentação Teórica
2.1.1 Computação Verde
Também chamada de TI Verde, TI Sustentável, Green IT, Green Computing entre outros, o termo se refere ao uso eficiente dos recursos tecnológicos disponíveis em TI, racionalizando tais recursos de forma a se obter deles um aproveitamento melhor e diminuir desperdícios. Segundo Ink[2]:
A Computação Verde é o termo utilizado para o estudo epráticas do uso eficiente dos recursos computacionais. O objetivo primário é satisfazer o “triple botton line” (equilíbrio no desenvolvimento dos três pilares: econômico, social e ambiental).
Com foco na sustentabilidade da tecnologia da informação, isso engloba todas as ações de responsabilidade corporativa como: a redução de consumo energético, desenvolvimento de sistemas ecomponentes de baixo consumo, reciclagem, redução de resíduos, produção de componentes atóxicos, entre outros.


Podemos inferir, então, que não se trata apenas de uma política de ecologia e preservação do meio ambiente, mas também econômica (diminuição de custos, aumento da lucratividade, etc.) e social (imagem da empresa).
Segundo Walsh[3]:
O termo TI sustentável – ou...
tracking img