Artigo cientifico sobre redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este artigo tem o foco de demonstrar a aplicação logística da tecnologia VoIP que é a tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, tornando possível a realização de chamadas telefônicas (com qualidade) pela Internet, da qual está crescendo e ganhando muito destaque, competindo com o sistema tradicional de telecomunicação e o velho PABX convencional. E para essa aplicação seráapresentado o Asterisk, que é um software de PBX que serve para realizar o gerenciamento do VoIP.

Palavras-chave: Telecomunicações, Redes de Computadores, VoIP, Asterisk

TELECOMUNICAÇÕES

Inicialmente, não poderíamos começar por outro assunto além desse, que é atualmente o sistema básico de telecomunicações utilizado por todo o país, responsável em prover serviços de conexão interligando osusuários de todas as partes, do qual utiliza uma tecnologia tradicional para realizar suas transmissões.

Antes de entender o funcionamento do VoIP, é necessário ter uma boa visão e entendimento sobre a telefonia convencional, para assim, com esse entendimento inicial poder compreender ao decorrer as grandes vantagens e benefícios do VoIP sobre a telefonia convencional atualmente uilizada.

Aidéia de telecomunicação surgiu quando houve a necessidade de se realizar a troca de informações das pessoas, pois quando as distâncias são relativamente curtas é possível realizar comunicação direta, porem no caso das longas distâncias era o grande problemático, e desse principio surgiu à necessidade de um sistema de telecomunicações complexo. (COLCHER – GOMES – SILVA – SOUZA FILHO – SOARES,2005).

Para as telecomunicações a comunicação é responsável por enviar informações dos clientes por meio de sinais, que são a voz humana que foram transformados em informações digitais e que são transportados através de corrente elétrica por meio das linhas de transmissão. (COLCHER – GOMES – SILVA – SOUZA FILHO – SOARES, 2005).

Para realizar e gerenciar a transmissão da voz são utilizadoscentrais telefônicas, estas que por sinal estabelecem conexões entre si, alem da infra-estrutura e dos equipamentos são utilizados protocolos dos quais são responsáveis por estabelecer a conexão lógica entre si, sendo que “protocolo é a linguagem usada pelos dispositivos de modo que eles consigam se entender e comunicar entre si, para assim realizar a troca de informações”. (TORRES, 2006, p. 34). Oprotocolo mais popular na área de telecomunicações é o sistema de sinalização por canal comum número 7 (SS7), nesse sistema existe um canal que é exclusivo apenas para a transmissão da voz e um outro canal exclusivo para a troca de sinalização onde é realizada a conexão entre as centrais telefônicas. (COLCHER – GOMES – SILVA – SOUZA FILHO – SOARES, 2005).

“A telefonia como conhecíamos está fadada ase extinguir. De fato, o momento é de mudança, e o sistema telefônico, provavelmente o sistema de comunicação mais bem-sucedido da história, é o principal alvo”. (COLCHER, 2005, p. 1).

“O alto custo das chamadas e um esquema de cobrança confuso são algumas das principais reclamações contra os serviços de telefonia tradicional. Mas, de alguns anos pra cá, isso tem mudado com o surgimento doVoIP”. (CARDOZO, 2006, p.5).

“O processo de convergências das tecnologias de telecomunicações e processamento de informações (via sistemas computacionais) tem promovido profundas alterações a organização do trabalho na indústria, no comercio, na prestação de serviços, nas pesquisas, na vida particular do cidadão, na saúde e na educação. Dente os maiores representantes desse processo figuram osserviços multimídia, hoje presentes em dispositivos móveis e celulares, e a proliferação de serviços variados sobre a infra-estrutura de redes de computadores como a internet. Nesses serviços, incluem-se as diversas modalidades de comunicação vocálica, agrupadas sob um dos mais conhecidos e discutidos acrônimos do mercado de comunicações atual: VoIP (Voice over IP)” (COLCHER – GOMES – SILVA – SOUZA...
tracking img