Artigo cientifico - pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD

Nome:
CGU:
Município: Poá
Estado: de São Paulo
Turma: 25032
Pólo: Poá
Tutor: Nanci Pozzani

BRINCADEIRA E JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DE (0 a 06 anos)

Autora:
Vanessa de Oliveira Dias Raymundo

RESUMO

O Presente trabalho teve como objetivo analisar alguns argumentos a serem estudados peloseducadores. O tema escolhido foi brincadeiras e jogos no desenvolvimento da criança. A maneira lúdica de brincar vem crescendo cada vez mais, tornando o jogo ou as brincadeiras mais interessantes e produtivas. È na creche, escola ou em casa que a criança brinca e aprende ao mesmo tempo e se torna mais interessada pelo que esta fazendo. È através da maneira lúdica que o professores estão ensinando,tornando suas aulas mais fáceis e divertidas, pois os jogos e brincadeiras vêem sendo enfatizados como fator importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inúmeros autores consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o pensamento do outro.

PALAVRAS-CHAVE: educação infantil; criança; jogos e brincadeiras.

CONSIDERAÇÃO INICIAL

Várioseducadores do passado, na história da pedagogia, se preocuparam com o aspecto motivacional do ensino pensando uma educação que viesse de encontro com os interesses e necessidades infantis, pois reconheceram o valor formativo do lúdico.
Em sua prática docente cotidiana, todo professor, sabe o quanto é importante criar em sala de aula uma atmosfera de motivação e interesse nos alunos permitindo-lhesassim, a participação ativa e afetiva do processo do ensino- aprendizagem.
Porém, ainda se questiona: o que leva uma criança a brincar?
Toda criança vive agitada em intenso processo de desenvolvimento corporal e mental. Nesse processo, a própria natureza da evolução exige a cada instante uma nova função e a exploração de uma nova habilidade.
A criança inicialmente é egocêntrica, só se interessapor ela mesma, para depois se interessar pela família, casa, escola, ampliando, dessa forma, seu circuito de interesses até os problemas mais amplos da humanidade.
È importante salientar que toda atividade proposta para a criança será bem aproveitada se a abordagem do conteúdo respeitar e acompanhar sua faixa etária. Segundo a Psicologia Genética de Piaget (Piaget 1971), a criança passa porestágios de amadurecimento mental, começando pela fase intuitiva, em que devem predominar atividades sobre materiais concretos, explorando de forma presente, e com ausência de conclusões lógicas, em nível abstrato, das experiências realizadas. Com o decorrer da idade, começa a haver capacidade de manipular variáveis, e os objetivos da exploração do ambiente começam a ser específicos; inicia-se odesenvolvimento de trabalhos abstratos. Isto é o que parece marcar o limiar da adolescência, com manuseio mental de idéias e proposições. E nesta fase, é através da fala que o adolescente se expressa.
Vygotsky (Camargo, 1998) fez grandes contribuições sobre aquisição de conceitos espontâneos e científicos, embora estes possam adquirir caminhos deferentes na formação na formação da criança influenciadapor variações externas e pelas condições internas. Já em relação ao lúdico a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquiri iniciativa e autoconfiança que proporcionam o desenvolvimento da linguagem e valoriza a atividade de concentração.
O manuseio de material concreto é bastante satisfatório para toda criança, mesmo fora da sala de aula. O ensino não deve estar restrito ao espaçofísico da sala de aula, mas deve ser inserido dentro de um ambiente de aprendizado, centralizado no aprender do aluno.

A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS

As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem se diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança (Piaget,1976).
A...
tracking img