Artigo cientifico - obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Com intuito de descobrir como os fatores sócio-culturais podem influenciar na obesidade, o trabalho ora apresentado, busca investigar historicamente a vida social, cultural e ambiental de um grupo de 20 pessoas portadoras de obesidade, trabalhadores ativos na área de saúde, no município de Mossoró-RN, atentando para o comportamento, costumes, hábitos alimentares e estilo de vida,considerando o modo como se portam frente às adversidades dessa problemática. Nessa perspectiva, foi aplicada uma entrevista contendo 11 perguntas fechadas, para análise, avaliação e divulgação dos resultados dessa pesquisa. Percebendo-se que a influência dos amigos e familiares, bem como o marketing dos alimentos hipercalóricos e não saudáveis e ainda as facilidades da vida moderna, o estresse,favorece o sedentarismo, contribuindo assim para uma população de obesos.

Palavras chaves: Obesidade, epidemia, sócio-cultural e influência.

ABSTRACT

In order to discover how the socio-cultural factors may influence obesity, the work presented here, aims to investigate historically the social, cultural and environmental impact of a group of 20 people who  suffer from obesity and are activeworkers of ​​the health industry in the city of Mossoro, RN. In this study it was observed the behavior, customs, eating habits and lifestyle of those people, considering their behavior in relation to this problem. It was therefore applied an interview containing 11 questions for analysis, evaluation and dissemination of the results of this research. It was concluded that the influence of friendsand relatives as well as the marketing of unhealthy food  and even the facilities of modern life, stress, promotes sedentary, thereby contributing to an obese population.

Key words: obesity, epidemic, socio-cultural, influence.

INTRODUÇÃO

Obesidade, um tema que encanta primeiro por vivenciar os conflitos, os preconceitos e dilema enfrentados por este grupo numa era detantos questionamentos e especulação a respeito dessa problemática. Depois por entender-se que nos dias atuais é um indicador preocupante, tanto para comunidade médica, quanto para a sociedade, visto que é considerado pela Organização Mundial da Saúde como a “Doença do Milênio”, sendo tida como a primeira causa morte evitável no mundo.
Sabe-se que são vários os fatores contribuintes com o desencadeardessa epidemia global, desde os fatores genéticos, passando pelos psicogênicos, os patogênicos, históricos, mudanças no estilo de vida, entre outros, se tornando um grande desafio, direciona-se essa discussão para os fatores sócio-culturais que podem influenciar na obesidade.
Com o intuito de delimitar a população alvo avaliada neste estudo, serão adotados alguns critérios relevantes nacaracterização da obesidade, dentre eles o peso, a altura e o IMC de cada entrevistado, sendo esse último ≥ a 30.
Partido desse pressuposto discorreu a investigação dos hábitos, estilo de vida, histórico pessoal, familiar e o nível de desejo da correção da problemática em questão dos atores envolvidos.
Para realizar a investigação acima descrita utilizou-se a entrevista contendo questionamentos arespeito da problemática que serviu como instrumento de mensuração, análise e avaliação das condições determinantes da obesidade.
Diante disso, objetivamos estudar os aspectos sociais e culturais de trabalhadores da área de saúde que estão dentro das condições físicas consideradas obesas.

METODOLOGIA

Partindo do estudo bibliográfico acerca do assunto em questão, utilizamos o métodohistórico como forma de embasar essa pesquisa, entendendo que esse método trará fundamentos qualitativos que por meio de entrevistas a um grupo de trabalhadores dos serviços de saúde, pertencentes ao Hospital Regional Tarcisio Maia e a Unidade Básica de Saúde Dr. Sueldo Câmara no município de Mossoró-RN.
Foram entrevistadas 20 pessoas consideradas obesas segundo a aplicação do IMC onde para cada...
tracking img