artigo cientifico MPTC 2

3505 palavras 15 páginas
Efeitos de exercícios do método Pilates na força muscular respiratória de idosas: um ensaio clínico
Effects of the Pilates method exercises in respiratory muscle strength of elderly women: a clinical trial

Emmanuel Dias de Sousa Lopes1
Gualberto Ruas1
Lislei Jorge Patrizzi1

Resumo
Introdução: Dentre os sistemas do organismo, acredita-se que o respiratório seja o que envelhece mais rapidamente, devido à maior exposição a poluentes ambientais ao longo dos anos. O método Pilates surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo. Objetivo:
Avaliar os efeitos de exercícios do método Pilates na força muscular respiratória de idosas antes e após 11 semanas de treinamento. Métodos: Trata-se de ensaio clínico, longitudinal e prospectivo. Foram selecionadas sete mulheres com idade igual e superior a 60 anos e com autonomia cognitiva preservada. A Prova de Função Pulmonar (Espirometria) foi realizada por meio do espirômetro marca Vitalograph® modelo 8600. A força muscular respiratória foi obtida pelas técnicas de medidas da pressão inspiratória máxima e pressão expiratória máxima, por meio de um manovacuômetro analógico da marca Gerar. O período experimental foi de 11 semanas. Para a análise comparativa dos dados obtidos nas avaliações, foi aplicado o teste t pareado e nível de significância de 5%. Resultados: Os resultados do estudo mostraram aumento significativo (p≤0,01) em relação à pressão expiratória máxima de 46±18 para 75±29 cmH2O. Conclusão: Os resultados apresentaram aumento significativo na pressão expiratória máxima, sendo o método Pilates uma das práticas recomendadas à população idosa.
Registro Ensaio Clínico: ClinicalTrials.gov ID: NCT02189044

Abstract
Introduction: Among the systems of the organism, it is believed that the respiratory system is the one that gets older faster due to the greater exposure to environmental pollutants over the years. The Pilates method has emerged as a form of

Relacionados

  • Diretriz Emergencia
    188231 palavras | 753 páginas
  • Diretrizes de bls
    29832 palavras | 120 páginas
  • Urgência e emergência
    117704 palavras | 471 páginas