Artigo cientifico - aprenda como administrar seu tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
APRENDA COMO ADMINISTRAR SEU TEMPO
-------------------------------------------------
Para iniciar a transformação que levará à melhor utilização do tempo, a primeira observação a ser feita é como você vem empregando o uso do tempo. Muitas pessoas imaginam que sabem como usam seu tempo, mas quando são feitos os registros numa “tabela do tempo” oresultado não é o que se esperava. 

É importante saber o tempo que você gasta em cada atividade e a melhor maneira de ver o que acontece com seu tempo é fazer uma tabela de atividades de um dia comum, e somar o tempo gasto em cada uma delas. Distribuindo as respectivas atividades em porcentagens, você saberá de maneira geral quanto tempo tem gastado em cada uma delas, para posteriormenteestudar a melhor forma de gerenciar o seu tempo em todos os aspectos de sua vida. 

Ao fazer sua “tabela do tempo” de maneira mais próxima a sua realidade, colocando todas as atividades que acarreta tomada de tempo de seu dia-a-dia, você terá de forma clara e objetiva um diagnóstico de sua situação, e então poderá planejar as ações necessárias à mudança de seu comportamento para o melhor uso dotempo. 

Algumas situações comuns observadas numa tabela de tempo:
• Falta de tempo para pensar e planejar, acostumando-se com a rotina;
• Falta de decisões sobre assuntos importantes;
• Conversas telefônicas extensas sem necessidade;
• Interrupções constantes;
• Concentração em assuntos pouco importantes;
• Dedicação a burocracias e pormenores sem muita importância;
• Uso do tempo consertandoou refazendo atividades anteriores.

Com sua tabela será possível visualizar os momentos que você considera como tempo perdido, o que poderá ser reduzido ou extraído de suas atividades e estabelecer novas metas para melhor utilização deste recurso precioso. 

Os conceitos utilizados para classificar os tipos de atividades levarão em conta os resultados a serem obtidos e sua característica,assim divididos em atividades estratégicas, atividades urgentes e atividades circunstanciais.

1. Atividades estratégicas: correspondem às atividades que visam um resultado a curto, médio ou longo prazo, portanto, geralmente são atividades previstas e planejadas, e tem muita importância para você;
2. Atividades urgentes: correspondem às atividades que não foram previstas ou ainda, mesmo queprevistas, estejam com o tempo esgotado para levar a cabo de uma resolução. Necessita de resposta imediata;
3. Atividades circunstanciais: correspondem às atividades que atendem aos códigos de conduta sociais, porém que não são consideradas importantes por você, gera insatisfação e sensação de perda de tempo, pois você se sente obrigado a realizar por força das circunstâncias.

Para o maioraproveitamento da “tabela do tempo” você procederá da seguinte maneira:
a) Anotará diariamente em intervalos a cada 30 minutos qual é a atividade que estará realizando naquele horário, quais são as pessoas envolvidas e em que tipo de atividade se classifica;
b) Providenciará uma tabela para cada dia da semana, durante o tempo que considerar necessário, até que tenha claro suas metas e o plano de açãopara mudança na forma como irá fazer o uso de seu tempo;
c) Fará uma análise semanal com base no preenchimento diário e nas informações provenientes das anotações na “tabela do tempo”.

Como evitar os desperdiçadores de tempo?
Evite adiar suas responsabilidades
Planejamos os preparativos para alcançar algo e depois começamos a transferir o assunto de um dia para outro. Transferimos tanto quenosso propósito se dilui no indefinido futuro, que não chegou e não chegará. O antídoto para a transferência é a decisão. Depois que você tiver determinado “o que fazer” e “como fazer” faça a si mesmo esta pergunta: “quando?”. Aplique então o antídoto da decisão, definindo uma data e um prazo para a execução.

d) Evite Desculpas
As desculpas aparentemente lógicas que nós mesmos nos damos para...
tracking img