Artigo cientifico administraçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 40 (9976 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO

UCS
CAXIAS DO SUL/2011

Sumário
INTRODUÇÃO 3
ADMINISTRAÇÃO 4
Administrar: 5
A profissão do Administrador 6
Funções administrativas 6
FUNÇOES DE UM GESTOR 7
Planejar: 7
Organizar: 8
Liderar: 8
PRINCIPIOS DE UM BOM ADMINISTRADOR 10
Administração por Objetivos 10
Administração participativa 12
A Teoria Clássica da Administração 13
Divisão do trabalho - 13
Unidadede comando 14
Remuneração - 14
A Teoria Estruturalista 20
As origens da Teoria Estruturalista na Administração 20
Fases da Reengenharia 23
TEORIA DA MATEMÁTICA 25
Formular o problema: 26
Deduzir uma solução do modelo: 26
Estabelecer controle sobre a solução; 26
Implementar a solução: 26


INTRODUÇÃO

Com o aumento da competitividade nas empresas e nas atividades individuais,a prática da administração não pode se basear apenas em carisma ou intuição, mas deve legitimar-se por conhecimento e competência técnica. Visando proporcionar uma base sólida para os iniciantes no assunto, Introdução à administração apresenta, além de conceitos básicos, o vocabulário administrativo fundamental. Escrito em linguagem corrente e de fácil compreensão, desmistifica o que deve serentendido e descomplica o que deve ser simples. Ideal como introdução geral ao tema para cursos de gestão — administração, economia e contabilidade —, este livro traz também o conteúdo fundamental de disciplinas de administração em cursos não-gerenciais, como engenharia e informática. Indicado também para cursos de especialização e pós-gradua-ção cujos alunos provêm de outras áreas e precisam denoções básicas de administração, Introdução à administração fornece uma visão geral do papel do administrador nas organizações, bem como um panorama das principais funções exercidas por ele.

ADMINISTRAÇÃO
A administração, também chamada gerenciamento (português brasileiro) ou gestão (português europeu) de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, umagrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Atualmente se utiliza esta palavra para designar osestabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, o que não revela seu sentido no título da profissão.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais paraadministrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.
Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal que tem sua arte própria, porém empírica com a gerência de uma instituição, considere aqui este termo como genérico para empreendimento, empresa.
Desenvolvimento do conceito Como ciência é um ramo das ciências humanas, ditas sociais, pois tratados agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estrutura e recursos.
Além dos conhecimentos específicos em Administração, a técnica administrativa utiliza conhecimentos do Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística. São igualmente importantes para a ciência da administração a Psicologia e a Sociologia, semesquecermos da Informática.
Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado criadas para fins lucrativos ou para finalidades sociais, dependem da ciência da administração para funcionarem, assim como o veículo precisa do piloto para o conduzir.
Administrar:
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objectivos. Embora...
tracking img