Artigo Cientifico ACEB 2014

2212 palavras 9 páginas
LEDA ANTONIA DE QUEIROZ

GESTÃO DE TRÂNSITO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRÂNSITO E A VIOLÊNCIA CONTRA CONDUTORES

SALVADOR -BA
2014

GESTÃO DE TRÂNSITO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRÂNSITO E A VIOLÊNCIA CONTRA CONDUTORES

1. LEDA ANTONIA DE QUEIROZ
2. ANA CRISTINA DA PURIFICACAO

RESUMO:

Este artigo cientifico teve por finalidade analisar quais os mecanismos para minimizar os perigos no trânsito ocasionado por pico de estresse e/ou surto momentâneo que ocasiona a agressividade. Partindo deste contexto, fez-se necessário analisar as causas que levam ao condutor a agressividade no momento em que está dirigindo o veículo, visto que os perigos no trânsito é um problema que afeta não só as vítimas que estão conduzindo como a sociedade como todo, sendo preciso avaliar os mecanismos de fiscalização, conscientização e educação dos motoristas para minimizar esses acidentes tão constantes.

Palavras-chaves: Trânsito. Estresse. Agressividade. Condutor. Sociedade

1 INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade em que adquirir um veículo automobilístico não é algo mais supérfluo e sim necessário para facilitar a condução das pessoas, que a todo instante corre contra o tempo, assim, o carro facilita a movimentação, além de ser fonte de renda de muitos.
A busca de e necessidade de adquirir um veículo e utilizá-lo diariamente justifica pela falta de transporte público de qualidade no País, sendo um serviço precário, demorado que causa muito desconforto ao usuário pela sua demanda elevada. Além do mais, o trânsito é muito intenso, ocasionando congestionamentos que tomam o tempo das pessoas e provoca estresse e até surtos momentos no motorista que se sente aflito pela falta de mobilidade no momento em que está parado, impossibilitado de transitar.

Sendo assim, surge mais um elemento que provoca acidentes de carros, o estresse, já que antes o índice de acidentes eram provocados por álcool, sendo atualmente, fiscalizado e autuado pela Lei Seca como

Relacionados

  • 96923 448
    95220 palavras | 381 páginas