Artigo Cient Fico Cloud Computing

1306 palavras 6 páginas
cOMPUTAÇÃO EM NUVEM

Ricardo Luiz Piva1

RESUMO
Este artigo apresenta uma introdução ao conceito de Computação em Nuvem. O mesmo tem por objetivo abordar a definição deste novo modelo de computação, características, aplicações, vantagens e desvantagens.
Palavras-chave: Cloud; nuvem; tecnologia da informação.

1 Introdução

Computação em Nuvem ou Cloud Computing é o conceito simples de transferir para a “nuvem” os dados, serviços e aplicativos que atualmente estão parados nos computadores ou servidores de TI. Contudo, essa “nuvem” não está no céu, trata-se de uma rede de servidores em todo o mundo, cada um deles detendo fragmentos de informações, os quais se juntam apenas quando se entra no sistema.
É um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso ter um terminal conectado à internet.
A nuvem é representada pela internet, ou seja, a infra-estrutura de comunicação é composta por um conjunto de hardwares, softwares, interfaces, redes de telecomunicação, dispositivos de controle e de armazenamento que permitem a entrega da computação como serviço.
Para tornar este modelo possível, é necessário reunir todas as aplicações e dados dos usuários em grandes centros de armazenamento, conhecidos como data centers. Uma vez reunidos, a infra-estrutura e as aplicações dos usuários são distribuídos na forma de serviços disponibilizados por meio da internet.
2 a computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tendência que vem se disseminando aos poucos no mundo web, atingindo tanto os usuários domésticos quanto as empresas que necessitam de uma infra-estrutura boa para manter seus serviços disponíveis sem gastar muito.
É uma aplicação que roda em vários servidores no qual estão conectados na horizontal. Isso significa que, temos dois ou mais servidores rodando a mesma aplicação, e se algum vier a falhar, o outro assume a responsabilidade de

Relacionados

  • Neblina - espac¸os virtuais de trabalho para uso em aplicac¸ ˜oes cient´ificas
    3680 palavras | 15 páginas
  • Artigo stf
    2632 palavras | 11 páginas
  • Cloud computing
    6276 palavras | 26 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas