ARTIGO CIENT FICO AN LISE DA TEORIA DO MEDALH O

2247 palavras 9 páginas
ANÁLISE DO CONTO A “TEORIA DO MEDALHÃO”

Denise Rodrigues martins lima tânia regina sampaio
ORIENTADOR: PROF. MESTRE ÁUREO JOAQUIM CAMARGO

RESUMO

Este estudo analisou o conto Machadiano, “Teoria do Medalhão” publicado inicialmente em 1881. O objetivo foi analisar se a contextualização vem sendo vivenciada nos dias atuais.
A fundamentação teórica consistiu no estudo do conto a partir do rito de autoridade, Você sabe com quem está falando?, descrito por Roberto da Matta, antropólogo e escritor. A metodologia incluiu o estudo e análise do capítulo IV do livro, Carnavais, Malandros e Heróis, de da Matta; a coerência entre a contextualização e os conceitos da sociedade e política brasileira, a aniquilação do indivíduo em favor de uma imagem e posição social considerada privilegiada.
Os resultados indicaram que apesar dos séculos, a sociedade continua hierárquica, fazendo uso do sistema de disfarces e de máscaras para aparentar algo que na verdade não é, e que os medalhões estão por toda parte, circulando por todas as classes sociais, mas sempre com um único objetivo, levar vantagem e ascender ao todo da pirâmide social.

Palavras-chave: Teoria do Medalhão, Você sabe com quem está falando?, Crítica à literatura e a política brasileira.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura do conto a Teoria do Medalhão de Machado de Assis, levando em consideração a análise feita pelo antropólogo Roberto da Matta.
Primeiramente apontaremos o uso ideológico da linguagem, que serve de artifício para criticar duramente a sociedade, para tanto faz uso da ironia e do sarcasmo atacando a hierarquia social, seu convencionalismo, futilidade, a aparência, o jogo do poder.
Em um segundo momento, realizaremos um paralelo entre “A teoria do medalhão” e o capítulo IV do livro, Carnavais, Malandros e Heróis, de Roberto da Matta, no qual o rito de autoridade “você sabe com quem você está falando?” citado pelo autor, se coloca no mesmo patamar de hierarquização da

Relacionados