Artigo científico violência contra a mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A violência contra a mulher é um trágico quadro atual que perpetua na sociedade devido à falta de informação e a conceitos socioculturais ainda enraizados. Embora em pleno século XXI a sociedade ainda é machista e patriarcal, carregando a concepção de que o homem é superior a mulher, mais seguro, mais forte, mais equilibrado. Na medida em que a sociedade e até mesmo a própriamulher aceita o homem como superior ele se sente totalmente insegura e inferior a ele em todos os aspectos. É nesse momento que a violência ocorre.
O objetivo desse artigo é especificar o que é a violência, o que deve ser feito quando uma mulher é agredida, o que é a Lei Maria da Penha, porque as mulheres não denunciam seus agressores. Além de abordar o tema, queremos enfatizar aimportância das denúncias e das queixas das mulheres que já sofreram com a violência. Este artigo é de grande valor pois será possível esclarecer acerca da violência contra a mulher, orientar as mulheres e a sociedade em geral sobre como agir em situações de agressão contra as mulheres. Quando há mais informações e conhecimentos sobre o assunto, o medo diminui, as denúncias aumentam e o número alarmante demulheres agredidas pode reduzir consideravelmente.

Desenvolvimento

Da origem

As origens da violência são muito antigas. Embora com tanta tecnologia e tanto progresso a sociedade ainda conserva paradigmas acerca do papel da mulher. Ela ainda é considerada como frágil, delicada, submissa e totalmente incapaz de dirigir sua vida sem uma figura masculina ao seu lado. Isso járemonta séculos.
Apesar de tanta luta pela independência a mulher, já conquistado um espaço no mercado de trabalho, na política, ela ainda é vista como inferior ao homem em todos os aspectos. Isso, infelizmente, começa a ser ensinado desde crianças. Os meninos são estimulados a serem mais fortes, mais agressivos, dominadores enquanto as meninas são ensinadas a cultivar a beleza, delicadeza,dependência e sentimentalismos. Estes papéis ensinados desde a infância fazem com homens e mulheres lidem com a emoção de maneira diversa. Os homens por possuírem força física superior são ensinados a utilizá-la até mesmo como forma de se impor enquanto são mais fortes e corajosos.
Além disso, a cultura machista passada ao longo dos anos determina que em brigas de marido e mulher ninguémdeve se meter, que a mulher apanha porque merece ou porque gosta de apanhar, que o homem como superior tem o direito de agredir quando achar necessário.
Toda a sociedade pensa assim, incluindo a própria mulher que é agredida e muitas vezes após a agressão ainda acredita que o erro está nela. Tudo é uma questão de costumes. Através desse conceito absurdo a mulher acaba passando do papel devítima para culpada ou até mesmo cúmplice, ao passo que o homem, forte e imponente, teve razão para cometer tal ato.
Um exemplo disso é que não há nenhum movimento contra a violência doméstica liderado por homens. Embora haja homens de que também não concordam e são totalmente contra a violência eles não tem coragem de assumir perante a sociedade pelo preconceito e até mesmo humilhação quesofreriam.

Da definição e tipos da violência

Mulheres fortes e alegres que ao longo de tanto sofrimento e tirania por parte dos homens, se tornaram fracas, desencorajadas e tristes. É essa a imagem que conseguimos visualizar das mulheres que sofrem ou sofreram com a violência.
Os números mostram um quadro assustador e trágico: a cada três mulheres, pelo menos uma delas jásofreu violências domésticas. Das mulheres que sofreram com a violência em geral, apenas 40% denunciam e o mais entristecedor: dos homens denunciados apenas 2% deles são condenados.
Segundo a definição da Convenção do Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é: “ qualquer ato...
tracking img