Artigo científico sobre licitação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI
________________________________________________________

VALDEMIR DOMINGUES DE SOUZA

RESUMO DO LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO”

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica referente à nota parcial ou integral do 2° bimestre, do 2° Período do curso de Ciências Contábeis, naFANORPI - Faculdade do Norte Pioneiro, ministrado pelo professor Neimar Leonardi Minardi.

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
NOVEMBRO - 2010
A obra “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter, aborda o tema da liderança do ponto de vista humano. Os antigos métodos de administração – herança da Revolução Industrial do século XIX – que estavam baseados na preocupação e enfoque nos lucros obtidos, emdetrimento dos funcionários, atualmente encontram dificuldades para ser aplicados nas organizações, uma vez que o perfil dos colaboradores vem se modificando ao longo dos anos, exigindo dos líderes uma maior atenção às necessidades de seus liderados, para, consequentemente, atingir os objetivos e metas traçados. Quando se deseja motivar ou estimular pessoas à realização ou colaboração em determinadatarefa/atividade, é preciso levar em conta o fato de que uma organização é construída de pessoas e delas depende para atingir seus objetivos.

O livro conta a história de John Daily, executivo de uma fábrica de vidros, e de sua caminhada e esforço para entender os novos conceitos apresentados por um frade sobre liderança.

John estava enfrentando problemas na fábrica em quetrabalhava. Após uma desgastante campanha dos funcionários a favor de sua representação por um sindicato, que levou a uma votação vencida pela empresa por uma margem pequena de votos, suas habilidades como líder passaram a ser questionadas pela diretoria.

Rachel, mulher de John, também notava mudanças em seu comportamento. Seu relacionamento com os filhos e também com ela que ao vê-loirritado com os acontecimentos e sem conseguir entender como um problema de ordem sindical poderia ser de sua responsabilidade.

Seguindo uma sugestão de sua esposa, John procura o pastor de sua igreja para um aconselhamento. Após ouvir os problemas enfrentados no cotidiano de John, o pastor sugere que ele faça um retiro espiritual em um mosteiro. John não se interessa pela idéia até descobrirque, neste mosteiro, há alguns anos vive Leonard Hoffman, executivo famoso por ajudar a reerguer diversas grandes organizações que enfrentavam problemas em sua administração ao longo da carreira. Após a morte de sua esposa, Hoffman havia optado por se aposentar e se retirar da vida pública. Não havia muitas informações sobre os motivos pelos quais ele havia feito essa escolha, a única declaraçãode sua família era de que ele estava tranquilamente vivendo sua aposentadoria.

Ansioso por conhecer uma pessoa de quem tanto ouvira falar, John decide aceitar a sugestão do pastor e vai até o mosteiro para uma estadia de cinco dias.

A rotina do mosteiro transita entre as refeições, cerimônias religiosas e as aulas sobre liderança, ministradas pessoalmente por Leonard Hoffman,agora chamado Simeão.

As aulas são assistidas por John em companhia de mais algumas pessoas que, como ele, estão ali hospedadas em busca de algumas respostas para suas vidas profissionais e pessoais. Todas elas têm em comum o fato de exercerem liderança em algum nível de suas vidas. Desse modo, John passa a assistir às aulas com um pastor, um sargento do exército, a diretora de uma escolapública, a treinadora de um time de basquete e a enfermeira-chefe de um hospital.

Durante os encontros os participantes discutem os princípios relacionados à tarefa de liderar pessoas. Cada um contribui com suas próprias experiências para o desenvolvimento dos conceitos no grupo. O irmão Simeão coordena os debates, fazendo algumas observações e encaminhando o grupo para a compreensão de...
tracking img