Artigo científico - segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1436 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO

Através de tópicos explicativos sobre o assunto segurança do trabalho, neste artigo também terá definições, ocorrências, causas e medidas seguras, para que se tenha melhor entendimento das partes interessadas, sendo assim, minimizar o risco para os trabalhadores.
Hoje em dia, é fundamental saber como garantir a segurança no ambiente de trabalho. Isso permite, não só uma maiorprodutividade para a empresa, como também uma boa qualidade de vida para o trabalhador.
Um acidente pode ser definido como um acontecimento imprevisto, casual ou não, que resulta em ferimento, dano, estrago, prejuízo e entre outros. No entanto, muitas ocorrências de acidentes podem ser previstas. E, se podem ser previstas, podem ser evitadas!


2.0 Acidente de trabalho

De acordo com aLei 8213/91, Art. 19 da Legislação de Direito Previdenciário e com o Decreto nº 611/92 de 21 de julho de 1992, do Ministério da Previdência e Assistência Social; acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte do trabalhador, a perdaou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho (invalidez).

2.1 Características

Os acidentes de trabalho são ocorrências não programadas, não desejadas, que pode resultar em danos físicos ou funcionais para o trabalhador e danos materiais e econômicos à empresa e ao meio ambiente. Existem diferentes formas de classificações:
Com lesão: deixa marcas nas vítimasprovocadas pelos ferimentos;
Sem lesão: não promove nenhum tipo de lesão na vítima;
Incapacidade permanente total: a vítima fica totalmente inválida para o trabalho;
Incapacidade permanente parcial: a vítima tem uma perda parcial da capacidade para o trabalho. Ex.: A perda de um dedo ou de uma vista;
Acidente com morte: falecimento em função do acidente de trabalho;
Acidente típico: aquele decorrenteda característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado;
De trajeto: ocorrem durante o deslocamento da vítima de casa para o trabalho ou vice-versa;
Acidente fora do local e da hora do trabalho: na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa; na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;Com perda de materiais: todo acidente que envolve uma perda material não envolve pessoas.

2.2 Causas e conseqüências

Muitos fatores podem provocar acidentes de trabalho como falta de manutenção do maquinário, não utilização de equipamentos de segurança e até mesmo falta de organização. No entanto, as causas desses tipos de acidentes podem ser classificadas em três grupos principais: atoabaixo do padrão, condição abaixo do padrão e fator pessoal de insegurança.

* Ato inseguro (ato abaixo do padrão): são aqueles que dependem das ações dos homens como fontes causadoras de acidentes. Ex: deixar de usar equipamento de proteção individual, entrar em áreas não permitidas e operar máquinas sem estar habilitado.
* Condição insegura (condição abaixo do padrão): são as condiçõesfísicas no ambiente de trabalho que podem gerar acidentes. Ex: piso escorregadio, ferramentas em mau estado de conservação e iluminação e ventilações inadequadas.
* Fator pessoal de insegurança: As pessoas cometem atos inseguros ou criam condições inseguras ou colaboram para que elas continuem existindo, pelo seu modo de agir. Ex: desconhecimento dos riscos de acidentes, treinamento inadequado,excesso de confiança, etc.

A ocorrência dos acidentes de trabalho, independente do tipo que ele seja, pode gerar conseqüências para a empresa, o trabalhador e a sociedade. Para o trabalhador, por exemplo, pode causar sofrimento físico, desamparo à família e incapacidade para o trabalho. Já a empresa pode sofrer com a perda de faturamento, gasto com serviços médicos e perda de tempo e produtos....
tracking img