Artigo Científico de Moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA ANTONIETA, RAINHA DA MODA

Jessica Hinsching
Resumo

Com o crescimento desenfreado do mundo atual, muitos costumes e antigas tradições foram se perdendo, assim como a educação das novas gerações, desde cedo já se mostra muito diferente, perdendo o encanto de alguns eventos importantes na vida principalmente das mulheres. O baile de debutante há muito era uma festa glamorosa efamiliar onde as jovens se tornavam mulheres, assim como os bailes de formaturas eram motivos de celebrações e crescimento, já que marcavam o final de uma etapa vivida. É com o tema inspirador de Maria Antonieta, a rainha da França e da moda, que esta coleção de vestidos de festa é criada, trazendo o luxo e o romantismo a muito perdido pela maioria das mulheres no século XXI.

Palavras-chave: Mulheresindependentes; luxo acessível; tradição; romantismo.
1 INTRODUÇÃO
Que mulher não gostaria de usar um vestido de luxo, como os das rainhas e princesas que existem nas histórias de amor e contos de fadas? A resposta é simples, poucas. Hoje, alguns costumes foram perdidos no meio da era tecnológica e as mulheres, que ganharam mais espaço no mundo, não gostam mais de serem vistas como românticastradicionais, o que acabou fazendo com que elas perdessem algumas tradições ao longo destes anos.
Os bailes de debutantes e as formaturas sempre foram momentos únicos na vida das mulheres, onde elas podiam se vestir como a realeza, usando vestidos longos, com muitos detalhes e pedrarias, como os vestidos de Maria Antonieta, rainha da França. Ela enchia várias salas do palácio de Versalhes apenascom seus vestidos e sapatos, se tornando assim a rainha mais bem vestida da França.
A proposta desta coleção é usar a imagem de Maria Antonieta, se inspirando em seu estilo, suas cores preferidas e todo o romantismo luxuoso de seus vestidos para recriar não só uma roupa, mas também trazer novamente aquela tradição e vontade das mulheres de se vestirem como a realeza, com luxo e decência em umgrande e importante evento para suas vidas.
2 CONTEXTUALIZAÇAO DO PROJETO
Nos séculos passados, grandes bailes eram dados, onde as mulheres usavam vestidos de luxo que também serviam como sinais de nobreza. A coleção colocada no presente projeto será inspirada neste luxo, e nas roupas de gala. Como tema de inspiração será usada Maria Antonieta, a rainha da França, que era conhecida por seusvestidos de cores claras, e cheio de detalhes típicos da época do rococó. A mistura desses dois segmentos irá transformar a coleção em algo único, onde as formandas e as debutantes, foco da coleção, transformam-se por um dia em reais princesas, com vestidos esvoaçantes, cheios de brilho e romantismo.
3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E RELEVÂNCIA DO ESTUDO
Com a modernidade, tecnologia e grande mudança noestilo de vida das pessoas, foram se perdendo certos valores e costumes na sociedade. Os rituais como o baile de formatura ou a festa de 15 anos tinham antigamente uma importância muito grande principalmente para mulheres que tinham esse dia como rainhas e princesas em seus vestidos rodados e luxuosos que mostravam o seu lado mulher e também romântico. Nos tempos atuais estes costumes foram seperdendo, principalmente o baile debutante. Suas vestes foram substituídas por saias curtas, vestidos cada vez mais provocantes e nada conservadores. A figura histórica de Maria Antonieta junta as cores e as formas de uma personalidade romântica, mas que sabia usar a sensualidade ao ponto certo de uma mulher conservadora. Assim nos deparamos com uma problemática: Como desenvolver uma coleção de vestidosde gala para debutantes e formandas que resgate o luxo tradicional com tema de inspiração Maria Antonieta?
4 TEMA DE INSPIRAÇÃO
Quando criamos uma coleção dentro da área de moda, seja ela de roupas, acessórios ou calçados, devemos nos aprofundar, pesquisar e obter um grande número de informações sobre um determinado tema. Com base neste tema, criamos um produto que desperte no público alvo, o...
tracking img