Artigo cicloturismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CICLOTURISMO NO CENÁRIO MUNDIAL

Carine Santos
Cíntia Lima
França Mota
Gessica Souza
Isis Felipe
Márcia Regina
Rosanna Fernandes

RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar a evolução do segmento Cicloturismo no cenário mundial. A pesquisa foi feita através da internet, por meio de sites, blogs e redes sociais, além de artigos voltados para o tema. Após a conclusãodo trabalho pudemos perceber que cicloturismo é uma modalidade de turismo que utiliza como principal meio de transporte a bicicleta, pode ser praticado por qualquer pessoa independente de sexo, idade ou forma física. É uma modalidade que vem evoluindo no mundo inteiro, pois gera rendas, polui menos que outros modelos de turismo, e é um ótimo exercício para o corpo. O lugar que mais investe nessesegmento é a Europa, mas outros locais também vêm seguindo esse exemplo e desenvolvendo rotas cicloturísticas cada vez mais organizadas.

Palvras chave: Cicloturismo. Bicicleta. Transporte. Evolução.

INTRODUÇÃO

A equipe responsável pela elaboração desse artigo é composta por Carine Santos, Cíntia Lima, Gessica Souza, Isis Felipe, Márcia Regina e Rosanna Fernandes, alunas do 4º semestre do cursode Turismo e Hotelaria da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), este trabalho será utilizado como método de avaliação parcial da matéria Sistema de Transportes pela Docente Ariadna Bandeira.
A primeira etapa do trabalho constituiu-se pela realização de um sorteio na sala de aula em que foi definido o tema a ser pesquisado, analisado, desenvolvido e concluído. Logo após a criação de um pré-sumárioem que foram divididos tópicos a serem pesquisados e a devida orientação da professora Ariadna começamos a desenvolver o artigo distribuindo os tópicos do sumário entre os integrantes da equipe para que estes fizessem uma pesquisa aprofundada sobre cada assunto componente do trabalho, com as pesquisas realizadas a equipe se reuniu para que todos os componentes pudessem ter acesso às informaçõesentão discutimos e analisamos o que iria compor de fato o artigo, montamos o trabalho de acordo com as exigências a ele atribuídas, dispondo-o à analise da docente, a fim de obtermos êxito.
A metodologia de pesquisa utilizada foi sites da internet. Pelo fato do nosso tema ser algo novo encontramos dificuldades em encontrar informações concretas sobre diversos itens que compõem o trabalho. O auxíliode redes sociais e blogs direcionados ao tema foi essencial para a produção deste artigo, eles nos dispuseram informações que não seriam encontrados em nenhum outro lugar, principalmente a partilha dos conhecimentos adquiridos por experiências vividas por alguns donos dos blogs utilizados como fonte.
O objetivo principal do artigo é analisar a evolução do segmento Cicloturismo no cenário mundial.Para este fim abordaremos, o conceito de cicloturismo, em seguida conceito e histórico da bicicleta, que é o meio de transporte utilizado para a prática deste segmento, demonstraremos por meio de dados e informações a evolução dessa segmentação nos continentes: Europa, Américas do Norte, Sul e Central, Ásia, África e Oceania , além de seus benefícios para a saúde do praticante e para o meioambiente e explicitaremos qual a infra-estrutura necessária para sua prática, tanto para quem se dispõe a conhecer a modalidade, quanto as localidades que desejem investir no segmento.

DEFINIÇÃO CONCEITUAL

A definição da OMT (Organização Mundial do Turismo) diz que turismo é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realizeatividades econômicas".
De acordo com a OMT turismo se caracteriza como viagens para lugares diferentes do de moradia, de até no máximo um ano e que não tenham fins lucrativos, com variadas finalidades lazer, religião, esporte, saúde, entre outros. Se o visitante acomoda-se no local visitado por mais de 360 dias ele deixa de ser considerado como turista, na conceituação da OMT também diz que se...
tracking img