Artigo:cheque sem fundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Pernambuco
Centro Acadêmico do Agreste
Curso: Bacharelado em Ciências Econômicas.
Matéria: M. M Econ. Regional
Aluno: Fernando Izídio da Silva.
Professora: Roberta Rocha

Artigo: A divisão regional da inadimplência no Nordeste na perspectiva da forma de pagamento cheque.

Caruaru, 18 de outubro de 2011.

Resumo:

O artigo fará uma analise descritiva dainadimplência originada por cheque, tem como objetivo ajudar empreendedores formais e informais de Pernambuco sobretudo os que estão localizado no Pólo Têxtil do Agreste a tomarem decisões referentes à concessão de crédito demandados por compradores de outros estados que utilizam muito essa forma de pagamento.
Teremos contribuído para isso se apontar um mapa de risco das principais regiões e Estados quealavancam a media nacional de devoluções de cheque por motivo de ausência de fundos, será observada qual influência do fator renda dessas regiões na tentativa de explicar essa dinâmica e apresentar alternativas que minimizem esse risco.

Palavras – Chaves: Inadimplência; cheque sem fundo; Pólo têxtil do Agreste Pernambucano.

The article will make a descriptive analysis of default originatedby check, aims to help entrepreneurs formal and informal Pernambuco especially those located in the Agrestic Textile Pole to make decisions regarding the granting of credit demanded by buyers from other states that use this very form of payment.
We contributed to this point is a risk map of the main regions and states that the national average leverage returns a check due to lack of funds, whichwill be observed influence of the factor income of these regions in an attempt to explain this dynamic and present alternatives that minimize this risk.
Words - Key: Default; bad check; Pole's textile Agrestic of Pernambuco.

Introdução

O mercado de crédito tem sua história muito recente no Brasil, por termos nos arrastado por décadas com período de hiperinflação pagamos um preço alto parachegarmos à estabilidade econômica em meados dos anos 90 do século passado, nesse cenário de incertezas o brasileiro adaptou uma forma de pagamento já utilizada para diminuir os efeitos da inflação, estamos falando do cheque pré-datado, ora juridicamente o cheque é uma ordem de pagamento a vista ao portador, então cheque pré-datado ficou respaldado numa relação comercial que se popularizou.
Com aestabilidade econômica a expansão do crédito foi acionada outras formas de pagamento surgiram, duplicata bancária; boleto simplificado, débito automático e o cartão de crédito que está gradativamente substituindo o cheque, porém o que leva essa forma de pagamento não ser substituída de forma mais acelerada?
Podemos observar uma concentração dessa forma de pagamento na Região do AgrestePernambucano em especial Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama essas cidades compõe o Pólo de Confecções que possui toda cadeia têxtil, distribuidores de tecido, aviamento, fábrica de etiquetas e demais insumos necessários na produção.
O efeito do cheque pré-datado é devastador tornando-se um ativo que passa entre vários agentes econômicos como Bancos; factorings e fornecedores em geral recebem nacondição caso o cheque seja devolvido o endossante do cheque assume a responsabilidade e este cobrará do cliente que ele vendeu seu produto, essa modalidade de cheque de terceiro e pré-datado movimenta a economia local também no setor comercial e de serviços, é passado para postos de gasolina; farmácia; material de construção, Escolas e lojas de utilidades em geral.
O risco de não receber adívida aumenta quando estamos falando de vendas informações que não possui um título executivo, ou seja, sem nota fiscal ou promissória, para potencializar ainda mais o cenário de incertezas temos ausência ou precariedade no cadastro de clientes.
Por mais que se tenha popularizado serviços de consulta ao cheque como SPC Brasil; Serasa Experian ou Equifax é muito comum nos centros de vendas da região...
tracking img