Artigo cearah periferia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CEARAH PERIFERIA E COMUNIDADE PRESIDENTE VARGAS: PROJETO VIVER MELHOR



Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a relação da ONG Cearah Periferia, que trabalha com projetos de habitação e formação de lideranças comunitárias, com a Comunidade do Presidente Vargas, através do Projeto Viver Melhor. Abordando aspectos relacionados àsidéias de Stuart Hall, ao que se refere aos deslocamentos das identidades, e de Pierre Bourdieu, a análise das classes sociais. Para o desenvolvimento do artigo foram feitas pesquisas de campo (Cearah Periferia e Parque Presidente Vargas), questionários qualitativos e levantamento bibliográfico.




Palavras-Chaves: Cearah Periferia, Parque Presidente Vargas, projeto.Abstract

This article aims to analyze the relationship of NGOs CEARAH Periphery, who works with housing projects and training of community leaders, with the Community of President Vargas, Live Better by Design. Addressing issues related to the ideas of Stuart Hall, it refers to displacement of identities, and Pierre Bourdieu, the analysis of socialclasses. To develop the paper were done field research (CEARAH Outskirts Park and Presidente Vargas), questionnaires and qualitative literature.




Keywords: CEARAH Periphery, Park President Vargas, design.



1. INTRODUÇÃO



Este artigo tem como objetivo analisar a relação da ONG Cearah Periferia, que trabalha com projetos de habitação e formaçãode lideranças comunitárias, com a Comunidade do Presidente Vargas, no Projeto Viver Melhor, que busca melhorias habitacionais.

O Cearah Periferia é uma ONG que tem sua história baseada no sucesso de seus projetos habitacionais, um deles é o Projeto Viver Melhor, que já beneficiou muitas famílias, nele a ONG trabalha dando assistência técnica. O projeto é financiado por instituiçõesinternacionais, e algumas vezes pelo governo.

Atualmente esse projeto está sendo desenvolvido na Comunidade Parque Presidente Vargas, que além da assistência técnica recebida pela ONG, conta com ajuda de um líder comunitário, Pedro Uchoa, que tem feito um trabalho de conscientização com os moradores. A comunidade a partir de reuniões tem se mobilizado e indo a luta por melhoriashabitacionais.

Diante da importância desse trabalho realizado pelo Cearah Periferia e pelas manifestações feitas pela comunidade, o Parque Presidente Vargas tem conseguido poucas, mas já satisfatórias mudanças. Analisando esses processos, foi possível relacionar com as ideias de Identidades deslocadas de Stuart Hall, e Classes Sociais de Pierre Bordieu.




2. O Cearah Periferia.De acordo com documento oficial da Instituição; O Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Urbanos (Cearah Periferia), é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. A ONG foi fundada há 21 anos por quatro assistentes sociais, que já trabalhavam no poder publico, com o objetivo de trabalhar com habitação e com a capacitação de lideranças comunitárias.Dentro dessa conjuntura o Cearah Periferia desenvolveu seu primeiro projeto, com o apoio da ONG ESPLAR, que veio a ser a Escola de Planejamento Urbano, um dos projetos principais da ONG.

No desenvolvimento do Cearah Periferia o projeto inicial de habitação como moradia transformou-se em um conceito de “habitabilidade”, onde a moradia somente é válida ao lado de escolas, postos de saúdee serviços.

No documento oficial da ONG também está relatado que o Cearah Periferia atua a partir de dois programas diferentes: o Programa Cidade Sustentável, que realiza projetos referentes ao planejamento urbano, participação, formação e gestão democrática da cidade, e o Programa de Economias públicas de economia popular e formar consultores comunitários para empreendimentos da...
tracking img