Artigo ce 2 consultores e consultoria o que fazer para essa relaaao dar certo..pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSULTORES E CONSULTORIA: O QUE FAZER PARA ESSA RELAÇÃO DAR CERTO. Antônio Andrade

CONSULTORES E CONSULTORIA: O QUE FAZER PARA ESSA RELAÇÃO DAR CERTO.
Antônio Andrade

RESUMO A atividade de Consultoria de Organização vem sendo destacada há algum tempo como sendo uma oportunidade de trabalho promissora por apresentar uma área em que os conhecimentos desenvolvidos nos cursos superiores,notadamente no de Administração, parecem permitir a atuação em atendimento à demanda do mercado. Contudo, não parece adequado tratar a questão desta forma. Este artigo pretende abordar as competências e o desenvolvimento necessários para que a atividade de consultoria seja exercida de forma efetiva. Palavras-chave: consultoria; capacitação profissional; organização.

ABSTRACT
Consulting has beenbrought to light as a promising opportunity of work as it requires all the knowledge acquired during undergraduation, especially at business administration, in order to attend the market needs. However, it does not seem appropriate to approach consulting in such a way. This article intends to present the necessary skills and training so that the consulting activities can be successfully fulfilled.Key-words: consulting; professional skills; organization.

Antônio Andrade Administrador. Doutorando em Engenharia de Transportes - COPPE/UFRJ. Mestre em Ciência da Informação – UFRJ. Consultor de Organização e Vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA/RJ – Conselho de Administração do Rio de Janeiro. E-mail: aandradeconsultoria@gmail.com

REEAD

VOL. 1, No. 1, JAN/FEV/MAR/2007 CONSULTORES E CONSULTORIA: O QUE FAZER PARA ESSA RELAÇÃO DAR CERTO. Antônio Andrade

INTRODUÇÃO
Recentes pesquisas desenvolvidas pelo CRA/RJ - Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro apresentaram a atividade de Consultoria de Organização como a mais indicada para a atuação ao do Administrador de no momento como atual, o que dando mais destaque seguimento serviçosoportunidades apresenta (52%), seguido do seguimento industrial (21%) em segundo lugar (CRA/RJ, 2007). Contudo, cabe destacar que para a prática da Consultoria de Organização uma preparação adequada deve anteceder o exercício da profissão, sob pena de levar prejuízos para a OrganizaçãoCliente. Sem a preocupação de ser um tratado, esse artigo sugere como a formação de Consultores de Organização deve serdesenvolvida.

A FORMAÇÃO DO CONSULTOR ORGANIZACIONAL.
Não são muitos os livros que abordam o assunto no Brasil e em menor número os que são específicos sobre o tema. Também se pode afirmar que são poucas as instituições de ensino de Administração que possuem na sua grade curricular a disciplina Consultoria de Organização. Se a pensarmos como uma disciplina múltipla, dadas as suas característicasabrangentes, certamente estaríamos ampliando o leque de cursos em que deveria estar presente, mas esta é uma possibilidade ainda distante em nossa realidade. Mas, surpreendentemente, o número de consultores tende a crescer em decorrência da possibilidade de trabalho autônomo ou dentro das empresas, como consultoria interna.

REEAD

VOL. 1, No. 1, JAN/FEV/MAR/2007

CONSULTORES E CONSULTORIA: OQUE FAZER PARA ESSA RELAÇÃO DAR CERTO. Antônio Andrade

A Consultoria de Organização é um serviço que busca auxiliar na análise e solução de problemas de ordem prática e a difundir técnicas de gestão bem-sucedidas, nas diversos setores da Economia (KUBR, 1990). Os serviços de consultoria podem ser prestados por empresas, profissionais autônomos, órgãos internos, tanto no setor público, quanto noprivado, sempre capacitado a oferecer contribuições específicas no ramo. Surge, então, a grande questão: a capacitação (KUBR, 1990). A capacitação profissional para o exercício da atividade de consultoria deve ser de elaborada em visando sua preparar de o futuro consultor para a aquisição de habilidade e autoconfiança para o desenvolvimento que sugerem: 1. A investigação de uma situação...
tracking img