Artigo biomewtria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Com o grande desenvolvimento da tecnologia da informação, produtos e serviços que envolvem a identificação de indivíduos aumentaram em grande escala. Com essa proliferação, a identificação e autenticação do indivíduo a partir das suas características biológicas e/ou comportamentais é mais simples e cômoda que a memorização de palavras chave e código de acesso. Abiometria, ou seja, o uso de características biológicas e/ou comportamentais para a identificação e autenticação, tem ganhado relevância. Atualmente as tecnologias biométricas podem ser empregadas em sistemas de segurança, transações financeiras, controle de acesso a locais restritos, controle de freqüência, acesso em redes corporativas, validação de documentos, autenticação e comprovação de identidade,dentre muitas outras aplicações.

O aumento significativo da quantidade de informação disponível em formato digital e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (por exemplo Internet) e a possibilidade de falsificação das mesmas, vem exigindo meios mais seguros para sua proteção. A identificação e verificação de utilizadores são um dos principais aspectos a seremconsiderados para garantir a segurança da informação.

Aeroportos, empresas do sector financeiro, empresas do sector judicial, empresas do setor da saúde, entre outros, precisam de assegurar que somente pessoas devidamente autorizadas terão acesso a determinada informação, serviços ou locais restritos.

Deste modo, o problema da segurança relacionada com a privacidade de informaçãotem sido cada vez mais importante para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes. O acesso de pessoas não autorizadas a informações sigilosas ou a lugares restritos pode causar graves problemas as empresas, sendo cada vez mais necessário provar a sua identidade para obter o acesso.

Na atualidade, o método usado por grande parte das empresas na identificação e verificação de pessoassão os cartões de identificação, com chips ou dispositivo magnético, ou senhas, passwords. Estes mecanismos de identificação são 100 por cento eficientes em termos de segurança, uma vez que o portador do cartão ou da senha pode não ser a pessoa que esta devidamente autorizada pela empresa a aceder aos seus serviços ou informações.

Cartões de identificação podem ser perdidos, roubadosou simplesmente copiados, enquanto que as senhas podem ser esquecidas, partilhadas ou copiadas por terceiros. Assim, tornou-se necessário o estudo de novos métodos de identificação/verificação de identidades. Um dos novos métodos e o uso da biometria. Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é garantir que suas informações confidenciais só sejam acessadas por pessoas autorizadas.Este artigo apresenta a biometria, como técnica para segurança de dados, sendo uma alternativa menos suscetível a fraudes por utilizar características físicas ou comportamentais das pessoas, que pouco ou nada variam através do tempo. Diante do exposto, parte-se do seguinte problema: qual a função da biometria em questões associadas à segurança e privacidade na manipulação de dados na área dainformática?

Este estudo é relevante no sentido que a biometria é uma abordagem de segurança que oferece grande comodidade e segurança, mas apresenta também vários problemas práticos para usuários e desenvolvedores de soluções. Os problemas técnicos têm soluções técnicas, porém os mais difíceis de resolver são os de base social e cultural. As barreiras sociais e culturais são muitomais complicadas de solucionar, e precisam de muito mais planejamento. Culturalmente, uma solução padrão não se ajusta a todos os casos e isso é uma das principais causas de aumento de custo e de complexidade das soluções.

A partir desse contexto, faz-se necessário, como objetivo geral, analisar na literatura até que ponto o uso da biometria pode auxiliar na segurança da sociedade sem...
tracking img