ARTIGO BATALHAS ELEITORAIS

6346 palavras 26 páginas
ESTRATÉGIAS DE MARKETING POLÍTICS EM
GRANDES BATALHAS ELEITORAIS

Waldiney Farias Braga, Graiciely Stork e Tarso Ramalho1

RESUMO: O objetivo deste trabalho é identificar as causas do fracasso de uma campanha, as estratégias, o sucesso de uma campanha, os efeitos das batalhas que resultam em ganhadores ou perdedores e por fim, as escolhas adotadas por intermédio do marketing político para que uma campanha seja norteada ao seu objetivo, a vitória.

PALAVRAS-CHAVE: FACEBOOK – FANPAGE – PUBLICIDADE.

1. INTRODUÇÃO

O livro Batalhas Eleitorais em sua 3º Edição, lançado no ano de 2002, do Autor Chico Santa Rita, nos abre um leque de histórias que nos mostram que a Eleição é uma Verdadeira Guerra Política, de extermínio e cheio de altos e baixos, onde demonstra a ganancia dos candidatos em busca da Vitória.

2. CAPÍTULO 1 - Maluf e Tuma: candidaturas viáveis se perdem numa sucessão de erros estratégicos

Iniciamos o 1º Capítulo com um caso de ética, o autor mostra que logo de inicio vários convites de trabalhos surgiram, mais como um profissional deixa claro que a partir do momento que se firmar com um determinado candidato, todo contato seria cortado. Um caso claro de Ética trabalhista. Ao decorrer do Capítulo encontramos vários casos de assessoria, com viradas incríveis, tudo após estudos minuciosos de cada candidato.
Maluf, Candidato a prefeitura, após percas de seus aliados, e uma derrota inesperada em 1998, estando sempre em 1º lugar nas pesquisas até as vésperas da eleição para deputado estadual. Procurou o Chico Santa Rital na busca de uma campanha perfeita que o levaria a vitória. Maluf acaba se envolvendo em grandes escândalos após alianças políticas, a história vai se desenrolando ao chegar dos dias da Eleição, Mesmo com todo estudo político de marketing é complicada a situação que se encontra Maluf, e em uma tentativa clara de corte de custo o candidato em questão preferiu uma campanha mais barata, correndo o risco de sua derrota. É

Relacionados

  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas
  • ZALUAR ALVITO
    146006 palavras | 585 páginas