Artigo-baixo desempenho de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elias de Oliveira

RESUMO
O presente artigo aborda a problemática do baixo desempenho na aprendizagem apoiado no sistema educativo, propondo uma reflexão sobre o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem, traçando uma distinção entre os conceitos, sinalizando algumas das suas múltiplas causas, os fatores que devem ser levados em conta, os personagens que compõem o cenário em que osmesmos ocorrem e o que fazer para criar condições que possibilitem a sua prevenção.

Palavras-chave: Educação, Distúrbios de aprendizagem, Desempenho escolar, Situação escolar, Relação professor-aluno.

1. INTRODUÇÃO

O espaço educacional, por excelência, não é o espaço escolar, mas o espaço da vida. Todavia, podemos dizer que é através da escola que a humanidade começou a desenvolver umateoria da educação, ou seja, uma “pedagogia”, à qual o ato de educar deve estar sujeito.
Com a chegada da pedagogia e da chamada “educação formal” vieram as regras, a organização do conhecimento, as divisões do saber e os métodos tradicionais de ensino, e através da pedagogia a educação passou a ser, como nunca antes na história da humanidade, objeto de estudo e reflexão.
Desse modo, aescola foi criada com a promessa de sistematizar o ensino e favorecer a transmissão cultural. O entendimento de que o conhecimento é, ao mesmo tempo, processo e produto de uma construção cognitiva, social e emocional, nos possibilita entender a importância do ambiente escolar, já que o mesmo pode ser favorecido ou desencorajado, dependendo dos pressupostos sociopedagógicos adotados no próprio projetopedagógico da instituição escolar e a forma como são postos em prática pelos profissionais de ensino.
Antes de falar sobre dificuldade de aprendizagem é preciso fazer uma distinção entre Fracasso Escolar e Problema de Aprendizagem.
Embora seja correto afirmar que o fracasso escolar pode gerar um problema de aprendizagem que, de outra maneira, não teria ocorrido, o fracasso escolar está,sobretudo, apoiado no sistema educativo.
No fracasso escolar há um hiato entre a modalidade de aprendizagem do aluno e a modalidade de ensino da escola, embora nesse caso o sujeito não tenha ainda sofrido uma alteração na sua modalidade de aprendizagem. O problema de aprendizagem é também um fracasso na aprendizagem, mas um fracasso que se revela, principalmente, na criança e no seu meio familiar.Tanto no fracasso escolar quanto no problema de aprendizagem o aluno não aprende, mas, no caso do fracasso escolar devemos intervir sobre as modalidades de ensino da escola, visto que o mesmo se dá como um problema de “aprendizagem reativo”, ou seja, como uma resposta à situação escolar, que afeta o aprender do aluno e está claramente ligado ao fracasso institucional e pedagógico dasinstituições de ensino.
Quando um aluno fracassa, esse fracasso deve, no mínimo, ser partilhado pelo professor, pela escola, pelo sistema de ensino e pela família, pois todos estes estão vinculados à história do educando.
Pode-se dizer que o professor, por não ter todas as competências necessárias para atendê-lo e acima de tudo por não ser capaz de lançar outros olhares sobre o potencial do educando; aescola, por falhar em sua organização, planejamento e orientação pedagógico-educacional acerca do processo evolutivo do educando; o sistema educacional, por muitas vezes se apresentar desarticulado, descontextualizado e com regras mal definidas; e a família, como representante de uma herança cultural que por vezes é anacrônica e desfavorece a integração do educando com a escola.
A questão que secoloca então é: QUANDO E COMO COMEÇA A APRENDIZAGEM?
Rubinstein, em “O Estilo de Aprendizagem e a Queixa Escolar: entre o saber e o conhecer”, escreve:
“A aprendizagem escolar é predeterminada por uma aprendizagem informal que ocorre no seio familiar desde que o bebê existe e atravessa o universo escolar” (RUBINSTEIN, 2003).

Podemos, portanto, considerar que a natureza das expectativas da...
tracking img